Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Vela
As competições das classes da Vela serão realizadas entre o dia 03 e 10 de agosto, no Yacht Club Peruano, em Paracas, cerca de 3 horas de viagem da capital Lima. Serão ao todo onze classes disputadas. Oito desses eventos já fizeram parte dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.
As novidades para Lima 2019 entram pela inclusão da Nacra 17 e a Fórmuta Kite substituindo Hobie 16 e J/24. Além disso, também foi adicionada a categoria 49er com vagas abertas. Serão mais de 148 atletas em 106 barcos que participação dessa edição dos Jogos Pan-Americanos. O melhor da América do Sul e do Norte na classe laser masculina e feminina já se garante nos Jogos Olímpicos em Tóquio 2020, no Japão.
Como em quase todas as competições de vela, o formato será o das classes divididas em regatas iniciais e regatas de medalha, que consistem em 50% dos melhores barcos (com o mínimo de cinco). As embarcações competem doze regatas (menos RS:X e 49er FX – que competem dezesseis), nos primeiros seis dias são duas. Enquanto a RS:X e a 49er FX disputam três regatas nos primeiros quatro dias. Nos últimos dois dias de competição terão cinco regatas de medalha em cada dia.
Quem são os representantes brasileiros na vela:
Laser: Bruno Fontes
Laser Radial: Gabriella Kidd
RS:X masculina: Brenno Francioli
RS:X feminina: Patrícia Freitas
Sunfish: Matheus Dellagnelo
Fórmula Kite: Bruno Lobo
Lightning: Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Isabel Ficker
Snipe: Juliana Duque e Rafael Martins
Nacra 17: Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino
49er FX: Martine Grael e Kahena Kunze
49er: a definir