Jogos Pan-Americano – Lima 2019 – Tiro com Arco
A primeira aparição da modalidade Tiro com Arco foi na edição de 1979, realizada em Porto Rico. Desde então, o Brasil conquistou cinco medalhas, todas elas de bronze e um dos objetivos da equipe em Lima e alcançar pela primeira vez o primeiro ou segundo lugar do pódio nos Jogos Pan Americanos. Ao todo, apenas 11 conseguiram subir ao pódio na história, sendo que apenas cinco nacionalidades tiveram o privilégio de ter ao menos uma medalha de ouro. O domínio da modalidade é total dos Estados Unidos.
Na edição 2019 dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil será representado no arco recurvo por Marcus D’Almeida, Marcelo Costa, Bernardo Oliveira, Ane Marcelle, Graziela Paulino dos Santos e Ana Luiza Caetano. A novidade em Lima será a estreia do arco composto, que terá a participação de Bruno Brassaroto e Gisele Meleti.
Quadro de Medalhas
O ESPORTE
O tiro com arco é uma modalidade que tem como principal objetivo acertar um determinado alvo com o máximo de precisão possível, sendo que o equipamento utilizado para a prática é o arco e a flecha.
No tiro com arco moderno são usados dois tipos de arco: o recurvo (composto por lâmina, punho e corda) e o composto (cada uma das lâminas possui uma alavanca em suas extremidades).
O alvo da disputa é feito normalmente de papel simples ou de material sintético, sendo que ele terá em seu interior uma sequência de anéis com uma determinada pontuação, identificado pelas cores amarelo (10 e 9 pontos), vermelho (8 e 7 pontos), azul (6 e 5 pontos), preto (4 e 3 pontos) e branco (2 e 1 ponto).
Nas competições Outdoor, os arqueiros disparam 72 flechas, enquanto que nas competições Indoor, os atletas disparam 60 flechas. A partir disto, a posição de cada flecha lançada pelo atleta determinará os seus pontos na competição.