Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Tênis
O tênis é um dos esportes com mais tradição na história dos Jogos Pan-Americanos. A modalidade faz parte do programa oficial da competição desde a primeira edição do evento, realizada em Buenos Aires 1951. Entre todos os tempos, a única ausência aconteceu em Cali 1971.
Ao todo, 80 tenistas marcarão presença na capital peruana (48 para o masculino e 32 para o feminino), com cada país podendo levar até três atletas por naipe. O torneio de Lima valerá como qualificatório na categoria individual para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Com todas as vagas garantidas, a Confederação Brasileira de Tênis convocou João Menezes, Thiago Wild, Marcelo Demoliner, Carolina Meligeni, Luísa Stefani e Beatriz Haddad Maia, que não conseguiu conciliar o calendário e optou por não disputar o Pan. A substituta ainda não foi anunciada oficialmente.
O Brasil faz parte do grupo de maiores vencedores do tênis nos Jogos Pan-Americanos e ocupa a quarta colocação no quadro geral de medalhas. Considerando todas as categorias que já marcaram presença no cronograma, são 14 ouros, sete pratas e 12 bronzes. Os Estados Unidos lideram com folga: 26 ouros, 13 pratas e 22 bronzes.
Quadro de Medalhas