Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Taekwondo – Kyorugui 68kg masculino
Chances do Brasil
Edival Marques, o Netinho, será o representante brasileiro em Lima na categoria até 68kg do kyorugui. A vaga para os Jogos Pan-Americanos foi confirmada através do bom desempenho na Seletiva de Santo Domingo, na República, realizada em março.
Netinho é a grande esperança de medalhas do Brasil no naipe masculino da modalidade. Em 2018, o atleta paraibano registrou resultados expressivos em competições importantes, fechando a temporada entre os 10 melhores do mundo na categoria que disputa. Entre as conquistas, ouro no Pan-Americano e dois bronzes em etapas do Grand Prix (Moscou e Taiwan). Mais tarde, Edival Marques ainda participou do Grand Prix Finals, evento que reúne os 16 melhores taekwondistas do mundo em cada categoria.
Local da competição
Poliesportivo Callao
Local: Villa Deportiva Regional Del Callao, Lima
Capacidade: 5.000 torcedores
A estrela dos Jogos
Luis Benítez foi o único atleta a chegar em duas finais consecutivas de Jogos Pan-Americanos na categoria, faturando as duas primeiras medalhas da República Dominicana. Depois de bater na trave em Winnipeg 1999 e perder para o norte-americano Steven López, o dominicano veio com tudo para a edição seguinte. Em casa, conquistou a medalha de ouro ao superar o cubano Yosvani Pérez e fez a festa da torcida em Santo Domingo 2003.
Nossos pódios
Diogo Silva é o único brasileiro a figurar entre os três melhores colocados na categoria até 68kg do kyorugui. Na história da categoria nos Jogos Pan-Americanos, o paulista ficou com o bronze em Santo Domingo 2003, mas não deu chances aos adversários e conquistou o título no Rio de Janeiro quatro anos mais tarde.
Foram três vitórias em três lutas em terras cariocas. Nas quartas de final, Diogo Silva passou pelo guatemalteco Gabriel Sagastume por 3 a 0. Já no combate seguinte, repetiu o placar contra Yacomo García, da República Dominicana. Pelo confronto derradeiro, segurou as investidas do peruano Peter López, garantiu a contagem de 3 a 1 e assegurou a medalha de ouro em 2007.
Medalhistas
Quadro de medalhas
O esporte
O kyorugui é a categoria de luta do taekwondo, possuindo dois estilos. O primeiro é livre, no qual o atleta pode utilizar livremente as técnicas adquiridas em ataque ou defesa. O outro é a luta pré-combinada (competição), quando há uma sequência pré-estabelecida a ser seguida para a prática ou demonstração.
Nas competições, os lutadores devem golpear os adversários com os pés e mãos para marcar pontos ou nocauteá-los. Os chutes podem atingir qualquer parte do corpo acima da cintura e que esteja coberto por protetores. Os socos, por sua vez, só podem acertar o peito do adversário.
Cada combate tem três assaltos, cada um com duração de dois minutos e intervalos de 1 minuto entre eles. Os lutadores são divididos em categorias conforme o seu peso.