Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Taekwondo – Kyorugui 58kg masculino
Chances do Brasil
O jovem Paulo Ricardo Melo será o representante brasileiro na categoria. E o atleta chega com moral para a disputa em Lima. No ano passado, levou o bronze nos Jogos Sul-Americanos, realizado em Cochabamba, na Bolívia. Em março de 2019, no pese leve, faturou a medalha de ouro do Aberto da Alemanha ao derrotar o dono da casa Mahmadou Maharana no combate decisivo.
Além do título na Europa, Paulo Melo obteve a classificação para os Jogos Pan-Americanos poucas semanas antes ao ter bom avanço na Seletiva de Santo Domingo, na República Dominicana. A expectativa é de que ele brigue por um lugar no pódio na capital peruana.
Local da competição
Poliesportivo Callao
Local: Villa Deportiva Regional Del Callao, Lima
Capacidade: 5.000 torcedores
A estrela dos Jogos
Gabriel Mercedes, da República Dominicana, é o dono das duas medalhas de ouro do país na categoria até 58kg masculino do kyorugui. E o lutador não se intimida ao encarar os representantes locais em finais de Jogos Pan-Americanos.
A primeira conquista veio em terras brasileiras: no Rio de Janeiro 2007, o atleta derrotou Márcio Wenceslau na grande decisão e ficou com o título. Após o primeiro lugar em solo carioca, Gabriel Mercedes manteve o rendimento quatro anos mais tarde. Em Guadalajara 2011, superou o mexicano Damián Villa e trouxe o bicampeonato consecutivo para casa.
Nossos pódios
Márcio Wenceslau é o maior nome do Brasil na categoria e o único a marcar presença no pódio na história do Pan. Apesar de perder a chance de se tornar campeão, o paulista teve grande campanha na edição de 2007. Ao assegurar a prata no Rio de Janeiro, também garantiu a primeira medalha brasileira.
Já em terras mexicanas, Márcio Wenceslau avançou até as semifinais em Guadalajara 2011, quando foi derrotado justamente por Damián Villa por 17 a 9. Ainda assim, fechou sua participação com a medalha de bronze, a segunda conquistada por ele em Jogos Pan-Americanos.
Medalhistas
Quadro de medalhas
O esporte
O kyorugui é a categoria de luta do taekwondo, possuindo dois estilos. O primeiro é livre, no qual o atleta pode utilizar livremente as técnicas adquiridas em ataque ou defesa. O outro é a luta pré-combinada (competição), quando há uma sequência pré-estabelecida a ser seguida para a prática ou demonstração.
Nas competições, os lutadores devem golpear os adversários com os pés e mãos para marcar pontos ou nocauteá-los. Os chutes podem atingir qualquer parte do corpo acima da cintura e que esteja coberto por protetores. Os socos, por sua vez, só podem acertar o peito do adversário.
Cada combate tem três assaltos, cada um com duração de dois minutos e intervalos de 1 minuto entre eles. Os lutadores são divididos em categorias conforme o seu peso.