Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Taekwondo – Kyorugui 57kg feminino
Chances do Brasil
Representante do Brasil na categoria de até 57kg feminino, Rafaela Araújo chegará aos Jogos Pan-Americanos de Lima já com um título conquistado na temporada de 2019. Em abril, a atleta cresceu ao longo do torneio e teve campanha impecável no Aberto do Marrocos de taekwondo. Depois de três vitórias, Rafaela decidiu a categoria diante da dona da casa Nada Laaraj. Mesmo com torcida contra, melhor para a brasileira, que despachou a marroquina com o placar de 20 a 12 e garantiu a medalha de ouro no país africano.
Além da campanha vitoriosa no Marrocos, Rafaela Araújo seguiu direto para o Aberto da Espanha da modalidade, onde conseguiu outro ótimo desempenho. Apesar do bom rendimento ao longo dos combates, a brasileira foi derrotada pela turca Hatice Kubra Ilgun por 26 a 8 na grande final e fechou a participação com a prata.
Local da competição
Poliesportivo Callao
Local: Villa Deportiva Regional Del Callao, Lima
Capacidade: 5.000 torcedores
A estrela dos Jogos
Com duas conquistas consecutivas, a mexicana Iridia Salazar é a maior vencedora entre todos os tempos na categoria até 57kg nos Jogos Pan-Americanos. O primeiro ouro veio em Santo Domingo 2003, em decisão contra a dona da casa Dinanyiris Furcal. Quatro anos mais tarde, no Rio de Janeiro 2007, Salazar derrubou a canadense Sannon Condie para confirmar o bicampeonato na competição.
Além do sucesso no retrospecto histórico do Pan, Iridia Salazar também registra uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e três medalhas de prata em Campeonatos Mundiais da modalidade.
Medalhistas
Quadro de medalhas
O esporte
O kyorugui é a categoria de luta do taekwondo, possuindo dois estilos. O primeiro é livre, no qual o atleta pode utilizar livremente as técnicas adquiridas em ataque ou defesa. O outro é a luta pré-combinada (competição), quando há uma sequência pré-estabelecida a ser seguida para a prática ou demonstração.
Nas competições, os lutadores devem golpear os adversários com os pés e mãos para marcar pontos ou nocauteá-los. Os chutes podem atingir qualquer parte do corpo acima da cintura e que esteja coberto por protetores. Os socos, por sua vez, só podem acertar o peito do adversário.
Cada combate tem três assaltos, cada um com duração de dois minutos e intervalos de 1 minuto entre eles. Os lutadores são divididos em categorias conforme o seu peso.