8 5
Siga o OTD

Duplas masculinas

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Squash – Duplas masculinas

Chances do Brasil

Delegação brasileira na disputa do Campeonato Pan-Americano, nas Ilhas Cayman

Em outubro de 2018, o Brasil conseguiu a classificação para Lima através dos resultados obtidos no Campeonato Pan-Americano de squash, disputado nas Ilhas Cayman, na América do Norte. A equipe masculina encerrou a participação com a sexta colocação ao final do torneio, que contou com a presença de outros 19 países. O elenco feminino fechou com a oitava posição, ficando de fora da competição na capital peruana.

Com o desempenho, os brasileiros garantiram vaga apenas para os eventos do naipe masculino: individual, duplas e time. Diego Gobbi, Pedro Mometto e Rafael Alarcon serão os representantes do país nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Local da competição

Ginásio Polideportivo 2

Local: Lima

Capacidade: 2.500 torcedores

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2011 Arturo Salazar
Eric Gálvez

 México
Christopher Gordon
Julian Illingworth

 EUA
Hernan D’Arcangelo
Roberto Pezzota

 Argentina
Esteban Casarino
Nicolas Caballero

 Paraguai
2015 Andrés Herrera
Juan Vargas

 Colômbia
Andrew Schnell
Graeme Schnell

 Canadá
Christopher Gordon
Chris Hanson

EUA
Diego Elías
Andrés Duany

 Peru

Quadro de medalhas

Posição País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  México 1 0 0 1
 Colômbia 1 0 0 1
3  EUA 0 1 1 2
4  Canadá 0 1 0 1
5  Argentina 0 0 1 1
 Paraguai 0 0 1 1
 Peru 0 0 1 1

O esporte

Diego Gobbi, campeão brasileiro de squash em 2018

Depois de um saque bom, os jogadores alternam o direto de bater na bola até um deles errar. A bola precisa bater obrigatoriamente na parede frontal, acima da linha de saque e abaixo da linha que delimita a quadra. Para chegar à parede frontal, a bola pode bater nas outras paredes, mas sem bater no chão antes. A bola não pode quicar mais de uma vez no chão.

O jogador deve sempre evitar bater na bola se houver o risco de acertar uma bolada ou raquetada no adversário. Um intervalo de 90 (noventa) segundos é permitido entre os games. Para o saque ser bom, é preciso acertar acima da linha de saque e abaixo da linha que delimita a quadra, caindo dentro do quadrante oposto do fundo da quadra. Além disso, o sacador precisa ter pelo menos um dos pés dentro do quadrado do saque. Se pisar na linha na hora que estiver sacando, perde o saque. (Reprodução: Squashistas)