Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Raquetebol
O raquetebol costuma marcar presença no programa oficial das últimas edições dos Jogos Pan-Americanos. Ao todo, são cinco aparições até aqui. A primeira delas aconteceu em Mar del Prata 1995, na Argentina. No entanto, o esporte ficou de fora no Rio de Janeiro 2007, retornando quatro mais tarde e permanecendo desde então.
No Brasil, muitas vezes confundida com o squash, a modalidade é pouco conhecida. Existem apenas duas quadras no país, uma na cidade de São Paulo e outra em Ribeirão Preto. Além disso, os brasileiros também não participaram das competições em Toronto 2015. Com a ausência de federações que organizem o esporte, cabe aos atletas o investimento próprio para as disputas de eventos internacionais.
Por consequência, a bandeira verde e amarela nunca frequentou o pódio na história do Pan. Os Estados Unidos lideram o quadro geral de medalhas, seguidos de perto pelo México. Os vizinhos geográficos são também os únicos que já faturam o ouro no raquetebol e disputam o primeiro lugar isoladamente em relação aos rivais. São 15 títulos para os estadunidenses e 11 para os mexicanos.