Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Patinação
Em Lima, a patinação sobre rodas completará quatro décadas de frequência no programa oficial dos Jogos Pan-Americanos. A primeira aparição da modalidade aconteceu em San Juan 1979, em Porto Rico. Em torneios, o esporte é dividido em patinação artística e patinação de velocidade. Na edição de Toronto 2015, o Brasil faturou uma medalha de ouro e outra de prata com Marcel Stürmer e Talitha Haas, respectivamente, ambos na categoria artística.
Ao todo, 56 competidores participarão das disputas na capital peruana – 16 para a patinação artística e 40 para a patinação de velocidade. Considerando os critérios de classificação, o país obteve três vagas e já definiu os representantes: Gustavo Casado (artística), Bruna Wurts (artística) e Gabriel Félix (velocidade) serão os brasileiros no evento. Caso necessário, a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação também convocou atletas reservas: Carlos Radke e Bianca Ameixeiro para a patinação artística e Eder Lopes e Guilherme Rocha para a patinação de velocidade.
Considerando todo o retrospecto, o Brasil ocupa o quinto lugar no quadro de medalhas da modalidade. Desde 1979, são quatro ouros, uma prata e seis bronzes na conta. Com direito a 67 conquistas, os Estados Unidos lideram com folga, seguidos por Argentina e Colômbia.
Quadro de Medalhas