Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Judô – 100kg masculino
Chances do Brasil
Leonardo Gonçalves, de 23 anos, chega aos Jogos Pan-Americanos credenciado por vários bons resultados no continente. Em 2016, ganhou o Campeonato Pan-Americano júnior. No ano seguinte, foi bronze no primeiro Pan-Americano que disputou. Em 2018, conquistou o título continental e nesta temporada ficou com o vice-campeonato.
Local da Competição
Villa Deportiva Nacional
Local: Lima
Capacidade: 12.000
A Estrela dos Jogos
A categoria até 100kg masculino tem grandes campeões e estrelas na modalidade e uma delas é o brasileiro Luciano Corrêa. Atual bicampeão nos Jogos Olímpicos (vencedor nas edições de 2011 em Guadalajara e 2015 e Toronto), o atleta nacional é um dos maiores nomes da história do judô no país e mundial.
Além dos títulos nos Jogos Pan-Americanos, Corrêa foi campeão mundial em 2007 e representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012 . Também é reconhecido por praticar judô desde seus quatro anos de idade.
O judoca brasileiro anunciou a sua aposentadoria em 2017, aos 35 anos.
Nossos Pódios
Nas duas últimas edições, em Toronto e em Guadalajara, o Brasil foi muito bem representado na categoria, com duas medalhas de ouro com o atleta Luciano Corrêa.
Em 2015, o brasileiro venceu o canadense Marc Deschenes, enquanto que em Guadalajara, nos Jogos Pan-Americanos de 2011, o atleta nacional marcou história ao derrotar na final o cubano Oreidis Despaigne, histórico judoca que era o atual vencedor e que já tinha subido ao pódio na edição de 2003.
Já em 1995, na edição realizada na Argentina, o brasil conquistou seu primeiro ouro na categoria até 100kg, quando José Mario Tranquilini fez história ao derrotar o atual bicampeão desta categoria nos Jogos Pan-Americanos, o cubano Frank Moreno.
Após a conquista, José Mario dedicou o ouro ao seu pai, que tinha acabado de passar por uma cirurgia. Além disso, em prantos, o atleta brasileiro destacou que a medalha de ouro conquistada por ele poderia ser fundamental para reerguer o esporte em Brasília.
Medalhistas
Quadro de Medalhas
O Esporte
O objetivo da modalidade é usar como base o sistema de autodefesa dos samurais, educando não só o corpo como também o espírito de quem o praticasse.
As faixas determinam o grau de domínio da técnica de cada praticante, sendo que a faixa branca é para os iniciantes e a faixa preta para quem está no mais alto nível da modalidade.
O judô é praticado sobre o tatame, uma área quadrada de 16 m de lado, sendo que a luta acontece em um quadrado de 8 m de lado. Para determinar as infrações, cada combate tem um juiz central, que conta com o apoio de dois juízes auxiliares. Dentre as faltas estão: colocar a mão sobre o rosto do adversário, agarrar a calça ou enroscar a perna com a do oponente.
O ippon é a pontuação mais importante do judô, já que o atleta que conseguir realizar o golpe é declarado vencedor automaticamente. O waza-ari é meio ippon, sendo que dois waza-ari garantem o triunfo.