Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Hipismo
O hipismo é uma das modalidades mais tradicionais na história dos Jogos Pan-Americanos e marca presença no programa oficial da competição desde Buenos Aires 1951, justamente o ano de estreia no evento. Não houve nenhuma ausência ao longo de todas as edições. Há quatro anos, em Toronto 2015, o Brasil terminou com uma medalha de prata e duas de bronze.
Todas as vagas possíveis para as disputas foram conquistadas. Desta maneira, 12 brasileiros brigarão por medalhas nas categorias de adestramento, concurso completo de equitação (CCE) e saltos. A convocação, contudo, conta com mais um atleta reserva para cada categoria, que será definido pela comissão técnica às vésperas do Pan. Vale lembrar que mulheres e homens competem em igualdade de termos. Os resultados obtidos em Lima 2019 serão contabilizados como classificação direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Considerando todo o retrospecto no esporte, o Brasil registra o quinto melhor desempenho entre todos os tempos. Ao todo, são seis medalhas de ouro, seis de prata e outras 13 de bronze nos Jogos Pan-Americanos. Com direito a 48 conquistas, os Estados Unidos lideram o quadro com folga, com Canadá e México vindo logo atrás para completar o pódio geral do hipismo.
Confira a convocação da Seleção Brasileira:
Salto
Eduardo Menezes
Luiz Felipe de Azevedo Filho
Marlon Modolo Zanotelli
Pedro Veniss
Rodrigo Lambre
Adestramento
João Paulo dos Santos
João Victor Marcari Oliva
Leandro Aparecido da Silva
Mauro Pereira da Silva Júnior
Pedro Manuel Tavares de Almeida
Concurso Completo de Equitação
Carlos Parro
Marcelo Tosi
Márcio Appel
Rafael Mamprin Losano
Ruy Leme da Fonseca
QUADRO DE MEDALHAS DA MODALIDADE – 1951 A 2015