8 5
Siga o OTD

Conjunto Geral

Conjunto GeralJogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Ginástica Rítmica – Conjunto Geral

Chances do BrasilConjunto Geral

O Brasil vai a Lima para manter sua hegemonia. E para tanto, levará uma equipes forte, que deve ser composta por: Deborah Medrado, Nicole Duarte, Camila Rossi, Morgana Gmach, Beatriz Pomini e Vitória Guerra.

Morgana e Beatriz estiveram no grupo que foi ouro em 2015 e vão liderar a nova equipe rumo ao lugar mais alto do pódio.

O resultado mais recente do conjunto foi bastante positivo: medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano da Colômbia, realizado em junho deste ano.

Local da competição

Polideportivo Villa El Salvador

Nossos pódiosConjunto Geral

O Conjunto Geral da Ginástica Rítmica entrou para a programação dos Jogos Pan-Americanos apenas em 1991. Desde então, o Brasil não ficou fora do pódio em nenhuma edição. Depois de uma prata e um bronze, em 1991 e 1995, respectivamente, o país conquistou o ouro em 1999 e não saiu mais do topo.  De lá para cá, o Brasil foi campeão em todos os cinco Jogos, estabelecendo uma verdadeira hegemonia.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1991  Cuba   Brasil  Canadá
1995  Cuba   EUA  Brasil
1999  Brasil  Cuba   Canadá
2003  Brasil  Canadá  Cuba 
2007  Brasil  Cuba  Canadá
2011  Brasil  Canadá  Cuba
2015  Brasil  EUA  Cuba

Quadro de medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Brasil 5 1 1 7
2  Cuba 2 2 3 7
3  Canadá 0 2 3 5
 EUA 0 2 0 2

A provaConjunto Geral

Os Conjuntos são formados por seis ginastas, das quais apenas cinco participam da apresentação. Esta prova funciona como o Individual Geral, porém disputado em grupo.

Tanto na fase classificatória, quanto na final, as equipes apresentam uma série em cada um dos quatro aparelhos definidos previamente. Isso porque, ao todo, a Ginástica Rítmica é composta por cinco aparelhos: Bola, Maças, Arco, Fita e Corda, e a cada dois anos, um aparelho é excluído das competições. No caso do Pan de Lima, a Corda ficou de fora. 

A soma das notas de cada apresentação, que dura entre 1min35 e 1min50, gera o resultado final. Na fase classificatória, os conjuntos disputam oito vagas para a final.