Tabela do futebol masculino – Jogos Pan-Americanos – Lima 2019
GRUPO A
GRUPO B
FASE FINAL
Chances do Brasil
Com uma campanha pífia no Sul-Americano Sub-20, a Seleção Brasileira não conseguiu a classificação para o Pan-Americano de Lima 2019. Mesmo com a vitória por 1 a 0 diante da rival Argentina, na última rodada do hexagonal final, o Brasil terminou em quinto lugar e longe da faixa de classificação (três primeiros).
Na campanha da competição, realizada no Chile, em 2019, o Brasil empatou a primeira rodada com a Colômbia por 0 a 0, depois perdeu pra Venezuela por 2 a 0, sofreu o revés do Uruguai por 3 a 2 e empatou sem gols contra o Equador.
Local da competição
Estádio Nacional do Peru – eliminatórias e finais
Local: Lima
Capacidade: 50.000 torcedores
Estádio Miguel Grau – primeira fase e eliminatórias
Local: Callao
Capacidade: 12.700 torcedores
Estádio Alejandro Villanueva – preliminares e eliminatórias
Local: Lima
Capacidade: 35.000 torcedores
Estádio Monumental “U” – preliminares e eliminatórias
Local: Lima
Capacidade: 80.093 torcedores
Estádio Universidad San Marcos – preliminares e eliminatórias
Local: Lima
Capacidade: 70.000 torcedores
Nossos pódios
Não poderia ser mais simbólico… A primeira medalha de ouro do Brasil no Pan-Americano foi em São Paulo 1963. Além desse título foi campeão mais três vezes: Cidade do México 1975, San Juan Porto Rico em 1979 e Indianápolis 1987, com Taffael e Bebeto. Na primeira conquista, a Seleção, na época, amadora era comandada por Antoninho e teve como revelação dois jogadores que um dia virarm tricampeões mundiais: o Furacão da Copa, Jairzinho e o capitão Carlos Alberto Torres.
Os jogos foram realizados no Parque São Jorge, então estádio do Corinthians, o Brasil começou a competição vencendo por 3 a 1 o Uruguai. Depois, goleada histórica diante dos Estados Unidos por 10 a 0 e sete gols de Aírton – recorde até hoje com a camisa verde e amarela. Na sequência veio o Chile e mais uma vitória brasileira por 3 a 0. A decisão foi contra “os hermanos argentinos” e o Brasil tinha a vantagem do empate, placar final 2 a 2.
A Seleção Brasileira faturou o primeiro ouro em São Paulo 1963 com: Hélio (Botafogo), Carlos Alberto Torres (Fluminense), Zé Carlos (Botafogo), Adevaldo (Botafogo) e Riva (Fluminense); Íris (Fluminense) e Nenê (Santos), depois Evaldo (Fluminense); Jairzinho (Botafogo), Arlindo (Botafogo), Aírton (Flamengo) e Othon Valentim (Botafogo).
Medalhistas
Quadro de medalhas