Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – ciclismo de estrada – masculino
Chances do Brasil
O Brasil tem poucas chances de conseguir um resultado expressivo na categoria estrada masculino. Com competidores pan-americanos melhores ranqueados e com resultados mais expressivos ao longo da temporada, o ciclismo brasileiro deverá tentar ficar em uma posição intermediária, mas distante de um lugar no pódio nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Os representantes do país serão Magno Prado e Rodrigo do Nascimento.
Local da competição
Costa Verde San Miguel
Local: Lima
Capacidade: 2.000
A Estrela dos Jogos
A categoria é uma das mais tradicionais dos Jogos Pan-Americanos e está inserida desde a primeira edição, em 1951. Desde então, muitos ciclistas se sagraram medalhistas de ouro, me um dos maiores destaques é o mexicano Luis Rosendo Ramos.
O ex-atleta conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio nas edições de 1983, em Caracas, e de 1987, em Indianapolis. Além disso, representou o seu país nos Jogos Olímpicos em três oportunidades – 1976, 1984 e 1988.
Nossos Pódios
O Brasil subiu ao pódio da categoria ciclismo de estrada – masculino em quatro oportunidades, sendo a primeira delas em 1971, com Luis Carlos Flores. Após o feito inédito, foi a vez de Marcos Mazzaron também alcançar o segundo lugar, desta vez em 1987.
Quatro anos depois, na edição realizada em Havana, Wanderley Magalhães representou o Brasil no pódio ao conquistar a medalha de bronze, enquanto que Luciano Pagliarini marcou seu nome na competição em 2007, quando os Jogos Pan-Americanos aconteceram em solo nacional.
Medalhistas
Quadro de Medalhas
O Esporte
Considerado um dos esportes mais praticados em todo o mundo, o ciclismo é uma das modalidades esportivas com maior variedade de competições, seja na prática amadora ou em grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos.O ciclismo de estrada é uma das modalidades mais conhecidas pelos torcedores e reúne milhares de fãs ao redor do mundo. A competição é realizada em uma estrada utilizando as bicicletas para conseguir avançar o percurso íngreme e intenso. Os ciclistas de estrada podem ser separados em alguns níveis: Escalador (especialista em subir montanhas), Velocista: capaz de alcançar grandes velocidades durante a prova, Domestique: sacrifica seu próprio desempenho em prol da equipe e Contrarrelogista: especialista em provas individuais contra o relógio.O objetivo da prova é simples: chegar no ponto de chegada na frente de todos os outros competidores. Para isso, os atletas usam diversas táticas de força e estratégia para alcançar seus objetivos ao longo das provas.