Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – ciclismo de estrada – contrarrelógio masculino
Chances do Brasil
Mesmo com um histórico com medalhas e resultados importantes nesta categoria, o Brasil deve passar longe na briga por medalha na categoria contrarrelógio masculino, a não ser que haja alguma supresa. Com competidores de alto nível, Rodrigo Nascimento e Magno Prado devem ter dificuldades para brigar por uma das primeiras posições e fazer o país voltar ao pódio na prova, coisa que aconteceu pela última vez em 1999. principal representante brasileiro, o atleta Rodrigo do Nascimento deverá ter muita dificuldade de brigar por uma vaga nas três melhores posições da prova.
No ranking pan-americano, Rodrigo Nascimento, que é o melhor brasileiro, se encontra “apenas” na posição 48 e fica atrás de uma grande quantidade de competidores colombianos, americanos e canadenses.
Local da competição
Costa Verde San Miguel
Local: Lima
Capacidade: 2.000
A Estrela dos Jogos
A categoria é contrarrelógio masculino é uma das que pode se “vangloriar” por estar nos Jogos Pan-Americanos desde a primeira edição do torneio e, por isso, grandes atletas já marcaram seu nome na competição.
O principal deles é o canadense Jocelyn Lovell, medalhista de ouro nas edições de 1971, no Cali, e 1975, na Cidade do México. Até o momento, ele é o único ciclista que conseguiu o feito de subir no lugar mais alto do pódio em mais de uma oportunidade nesta categoria.
Nossos Pódios
Apenas dois atletas brasileiros conseguiram subir o pódio nesta categoria e eles são Anésio Argenton e Marcio May.
O primeiro marcou história por ter conquistado a medalha de ouro na edição de 1959, em Chicago e quatro anos depois ter subido novamente ao pódio, na edição realizada em São Paulo, ficando com a medalha de bronze.
Já May colocou seu nome na história há pouco,sendo terceiro colocado na edição de 1999, realizada na cidade de Winnipeg, no Canadá.
Medalhistas
Quadro de Medalhas
O Esporte
Considerado um dos esportes mais praticados em todo o mundo, o ciclismo é uma das modalidades esportivas com maior variedade de competições, seja na prática amadora ou em grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos.O ciclismo de estrada é uma das modalidades mais conhecidas pelos torcedores e reúne milhares de fãs ao redor do mundo. A competição é realizada em uma estrada utilizando as bicicletas para conseguir avançar o percurso íngreme e intenso. Os ciclistas de estrada podem ser separados em alguns níveis: Escalador (especialista em subir montanhas), Velocista: capaz de alcançar grandes velocidades durante a prova, Domestique: sacrifica seu próprio desempenho em prol da equipe e Contrarrelogista: especialista em provas individuais contra o relógio.Na prova contrarrelógio, há dois momentos importantes: quando o atleta corre sozinho e quando corre dentro de um pelotão. O vencedor é determinado pelo que percorrer o percurso no menor tempo