Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Caratê
O caratê fez parte do programa oficial dos Jogos Pan-Americanos a partir da edição de Mar del Plata 1995, na Argentina. Ao longo dos eventos, as categorias de disputa sofreram muitas alterações, sendo que nenhuma delas permaneceu interruptamente desde o início. Em Lima 2019, os resultados obtidos pelos atletas contarão como pontos na corrida olímpica, já que o esporte será estreante nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Kata individual e outras quatro categorias do kumite (67 kg e 75 kg masculino; 55 kg e 61 kg feminino) terão pontos contabilizados para o ranking da Olimpíada.
Dos 14 torneios de caratê nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil marcará presença em 11. As vagas foram confirmadas através do bom desempenho no Campeonato Pan-Americano da modalidade, realizado em março, no Panamá. Douglas Brose (60kg), Jéssica de Paula (50kg), Vinícius Figueira (67kg), Hernâni Veríssimo (75kg), Nicole Mota (kata), Williames Santos (kata), Valéria Kumizaki (55kg), Érica Santos (61kg) e Gabrielle Sepe (68kg) serão os representantes brasileiros na capital peruana.
Na história, o Brasil tem o melhor retrospecto e lidera o quadro geral de medalhas no caratê. Em todos os tempos nos Jogos Pan-Americanos, são nove medalhas de ouro, dez de prata e 16 de bronze. Venezuela e Estados Unidos também possuem nove ouros conquistados e brigam diretamente pela primeira colocação.
QUADRO DE MEDALHAS DA MODALIDADE