Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Boxe– 75kg masculino
Chances do Brasil
Para a categoria até 75kg de boxe, o Brasil contará com Hebert Souza como único atleta na disputa. Com a última medalha em Jogos Pan-Americanos vindo no Rio de Janeiro 2007, a expectativa é que o país volte a figurar entre os três melhores colocados.
Em abril, Hebert Souza fechou com a conquista do bronze na Classificatória das Américas para os XVIII Jogos Pan-Americanos, em Manágua, na Nicarágua. O brasileiro foi vetado pelo departamento médico e não pôde lutar nas semifinais por conta de uma lesão. Ainda assim, ao longo da campanha, o atleta encarou parte dos rivais que terá pela frente em Lima 2019 e sonha com a medalha. Vale lembrar que ele lidera o ranking da categoria divulgado pela CBBoxe em dezembro passado.
Local da competição
Coliseu Miguel Grau – Villa Deportiva Regional, Callao
Local: Lima
Capacidade: 5.000 torcedores
A estrela dos Jogos
Líder geral na soma dos naipes masculino e feminino, Cuba domina historicamente a modalidade nos Jogos Pan-Americanos, além de ser também o atual tricampeão. Dentre os títulos recentes, destaque para Emilio Correa, dono de duas conquistas e a fama de maior vencedor entre todos os tempos.
Correa faturou as duas medalhas de ouro de maneira consecutiva no Rio de Janeiro 2007 e em Guadalajara 2011. Na campanha em solo mexicano, inclusive, derrotou o brasileiro David Lourenço nas quartas de final com a contagem de 12-4. Até aqui, contando todas as 17 edições dos Jogos Pan-Americanos, Cuba levou dez ouros, duas pratas e um bronze.
Nossos pódios
O Brasil registra bons números na categoria até 75kg. Ao todo, são sete medalhas conquistadas, com dois ouros, quatro pratas e um bronze. Os títulos vieram seguidamente: em Chicago 1959, com Abrão de Souza, e em São Paulo 1963, com Luis César.
Depois de 28 anos na fila, Glaucélio Abreu foi responsável por colocar a bandeira brasileira no pódio mais uma vez. Em casa, no Rio de Janeiro, o pugilista estampou medalha de bronze no peito e fez história ao lado da torcida na edição de 2007. Antes de Abreu, Carlos Fonseca havia sido o último a faturar a medalha para o Brasil em Jogos Pan-Americanos, ficando com a prata em San Juan 1979.
Medalhistas
Quadro de medalhas