Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Boxe
O boxe talvez seja o esporte mais tradicional entre todos os outros envolvidos nos Jogos Pan-Americanos. A modalidade, inclusive, marca presença na competição desde a primeira edição, disputada em Buenos Aires 1951, na Argentina. Em Lima 2019, serão quase 70 anos de história retratados nos ringues peruanos, novamente contando com atletas brasileiros entre as categorias de lutas.
Ao todo, o Brasil terá oito pugilistas no torneio. As vagas foram conquistadas através dos resultados obtidos na Classificatória das Américas para os XVIII Jogos Pan-Americanos de Lima, em abril, único evento qualificatório do continente.
Entre os classificados, confira a lista dos brasileiros: pelo naipe feminino, Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg) e Flávia Figueiredo (75kg) integram a jovem delegação; no masculino, teremos Ronaldo Bezerra (49kg), Hebert Souza (75kg), Keno Machado (81kg), Abner Teixeira (91kg) e Cosme Nascimento (+91kg).
Considerando o retrospecto geral e somando também o desempenho de cada gênero, o Brasil ocupa a 6ª colocação entre os maiores vencedores do boxe ao longo de todos os Jogos Pan-Americanos. São 61 medalhas garantidas, sendo sete de ouro, 19 de prata e 35 de bronze. Cuba lidera a lista com folga e impressionantes 90 ouros.