Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Boliche
O boliche registra boa frequência no programa oficial dos Jogos Pan-Americanos. A modalidade fez parte do evento a partir da edição de Havana 1991, em Cuba. Entre as categorias disputadas, apenas os individuais masculino e feminino marcaram presença desde o início, enquanto outras se perderam no caminho ou foram adicionadas posteriormente.
Para o Pan de Lima 2019, somente quatro categorias estão previstas no calendário. Além do desafio individual, os torneios de duplas de ambos os naipes também agitam a capital peruana. Ao todo, 64 atletas obtiveram a classificação para a competição. Dessa maneira, cada país pode inscrever, no máximo, quatro representantes, sendo dois por gênero. O Brasil garantiu todas as suas vagas.
Considerando o retrospecto geral na história dos Jogos Pan-Americanos, os brasileiros faturaram três medalhas até aqui: uma de ouro (Toronto 2015), uma de prata (Rio de Janeiro 2007) e uma de bronze (Guadalajara 2011). Com os resultados, o Brasil tem o quinto melhor desempenho. Os Estados Unidos lideram a lista com 21 ouros, sete pratas e outros sete bronzes.