8 5
Siga o OTD

Individual feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Badminton – Individual Feminino

Chances do Brasil

Fabiana Silva e Artur Pomoceno estão na semifinal no PeruNão será fácil a vida das brasileiras no torneio individual feminino dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. As duas melhores do país no ranking mundial, a experiente Fabiana Silva, que completará 31 anos nos primeiros dias dos Jogos, e a jovem Jaqueline Lima, de 18, não estão entre as 100 melhores do planeta. Enquanto isso, o Canadá conta com três jogadoras neste grupo e os Estados Unidos com duas. Além das cinco, a peruana Daniela Macias também costuma estar a frente das brasileiras no ranking.

Na última edição do Campeonato Pan-Americano, disputada em abril, Fabiana Silva e Sâmia Lima foram as melhores brasileiras ao alcançar as quartas de final, enquanto Jaqueline Lima não passou das oitavas. Na competição, disputada em Aguascalientes, no México, a final foi disputadas entre canadenses, com vitória de Michele Li sobre Brittney Tam, enquanto as duas medalhas de bronze ficaram para as americanas Jennie Gai e Crystal Pan.

Local da competição

Estádio Centro Deportivo Pan-Americano (Ginásio Poliesportivo 2)

Local: Lima

Capacidade: 1.000 torcedores

A estrela dos Jogos

O Canadá é a grande força do badminton feminino na história dos Jogos Pan-Americanos. Além do país ter vencido três das seis edições do torneio individual, ainda levou mais seis medalhas de prata e seis bronzes, totalizando 15 pódios. Dois os três ouros foram conquistados por Michelle Li, campeã em Guadalajara 2011 e Toronto 2015. A atleta de 27 anos, nascida em Hong Kong, mas que se mudou para o Canadá aos cinco, vai chegar a Lima como favorita ao tricampeonato. Sua principal adversária será Beiwen Zhang, dos Estados Unidos, com quem tem brigado pelo posto de melhor jogadora das Américas no ranking mundial.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1995 Denyse Julien
Canadá
Si-an Deng
Canadá
Robbyn Hermitage
Canadá
Milaine Cloutier
Canadá
1999 Yeping Tang
EUA
Charmaine Reid
Canadá
Denyse Julien
Canadá
Kara Solmundson
Canadá
2003 Nigella Saunders
Jamaica
Anna Rice
Canadá
Lorena Blanco
Peru
Sandra Jimeno
Peru
2007 Eva Lee
EUA
Charmaine Reid
Canadá
Sarah MacMaster
Canadá
Cláudia Rivero
Peru
2011 Michelle Li
Canadá
Joyceyln Ko
Canadá
Victoria Montero
 México
Cláudia Rivero
Peru
2015 Michelle Li
Canadá
Rachel Honderich
Canadá
Iris Wang
Canadá
Jamie Subandhi
EUA

Quadro de medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Canadá 3 6 6 15
2  EUA 2 0 1 3
3  Jamaica 1 0 0 1
4  Peru 0 0 4 4
5  México 0 0 1 1

O esporte

Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades. Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. Ao contrário do que se possa imaginar, ela atinge velocidade superior a de uma bola de tênis, podendo chegar até 300 km/h.

O objetivo do jogo é fazer a peteca tocar no campo adversário. Dessa forma o atleta ou dupla marcam um ponto no placar. Aquele que deixar o volante cair dentro do seu lado do campo ou projetar o volante para fora do campo perde a jogada. Cada jogo é disputado numa melhor de três sets. Os pontos são corridos e o primeiro jogador a atingir 21 pontos ganha o set.  Para finalizar  o set, é necessário ter uma diferença de 2 pontos sobre o adversário. Mas cada set pode chegar, no máximo, aos 30 pontos. Caso os jogadores empatem em 29 a 29, o set termina com o famosos pontos dourados, terminando nos 30 pontos.

Existe um intervalo de 2 minutos entre os sets e um intervalo de 1 minuto quando alcançados os primeiros 11 pontos de um jogador. Ganha o jogo quem vencer 2 sets.