Nesta sexta-feira (13), no Bahrein, o Brasil fez sua segunda e última participação nesta edição do Mundial de Levantamento de Peso com Laura Amaro. Na categoria até 81kg, a brasileira acabou terminando na 6ª colocação, com total de 246kg somando arranco e arremesso.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
No arranca, Laura não errou. Em sua primeira tentativa para 105kg, não teve dificuldades. Na sequência, aumentou para 108kg e também conseguiu. A última e definitiva marca veio ao bater os 111kg, dando a ela a 5ª colocação da prova. A campeã do arranco foi a chinesa Guifang Liao, que também foi a campeã do arremeso e da competição geral.
No arremesso, Laura Amaro foi a 7ª, o que a afastou de chances de medalhas, tanto na prova quanto no total. Na primeira tentativa, Laura conseguiu bater os 130kg, e na sequência aumentou com sucesso sua marca para 135kg. Na tentativa para 138kg veio o primeiro erro na competição, que fez com que a brasileira somasse a segunda marca ao seus 111kg conquistados no arranco.
- Flamengo atropela Boca Juniors e garante a liderança na BCLA
- Warriors perdem para Raptors na volta de Stephen Curry
- Sesi Bauru sofre no 3º set, mas se impõe e bate o Pinheiros
- Bia Haddad despacha argentina e avança no Australian Open
- Palmeiras supera Referência e Bragantino atropela o Flamengo
No arranco, Laura ficou a 3kg do pódio, que deu o bronze para a norte coreana Kim Kyong Ryong. Atleta da Mongólia ficou com a prata com 116kg, enquanto a campeã chinesa bateu 123kg. No arremesso, Laura esteve um pouco mais distante, a 12kg da medalha de bronze. Além de chinesa, com o ouro, e a norte coreana, com o bronze, o pódio teve a presença da medalhista olímpica egípcia Sara Samir Ahmed, que ficou com a prata da prova e do geral.
Ao todo, Laura melhorou seu desempenho em 5kg com relação ao Mundial de 2023, onde somou 241kg no total, mas ficou uma posição abaixo – naquela ocasião, foi 5ª. Em 2021, com 20 anos, ela já havia sido medalhista mundial, na categoria até 76kg, no arranco.
A outra participação brasileira nesta edição de Mundial foi histórica. Thiago Félix foi primeiro brasileiro campeão mundial na modalidade, ao levantar 121kg no arranco da categoria até 55kg. Aos 23 anos, ainda saiu do Mundial com um bronze, no arremesso, e um bronze, no geral.