Thiago Félix escreveu seu nome na história do levantamento de peso brasileiro nesta sexta-feira (6). O jovem pesista se tornou o primeiro atleta do país a conquistar uma medalha de ouro em um Campeonato Mundial da modalidade. A façanha veio no arranco da edição sediada no Bahrein. Ele ainda faturou medalhas prata e bronze na categoria até 55kg.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A medalha de ouro se deu com 121kg levantados no arranco. A marca foi atingida na terceira tentativa do brasileiro. Anteriormente, Thiago havia tido sucesso ao bater 114kg e 118kg respectivamente. A prata foi do chinês Yang Yang (120kg), enquanto o tailandês Nathawat Chomchuen (120kg) levou o bronze.
A segunda medalha veio no movimento de arremesso. Assim como no arranco, Thiago também teve sucesso nas três vezes que subiu a plataforma, sendo a terceira decisiva para garantir um lugar no pódio. Depois de levantar 142kg e 145kg, ele subiu a carga para 148kg e terminou com bronze. O norte-coreano Um Chol Pang foi ouro com 154kg e Nathawat Chomchuen levou a prata fazendo 153kg.
A terceira e última medalha foi a prata no total. Somando as maiores cargas levantadas, Thiago Félix ficou com 269kg. Ele só terminou atrás de Nathawat Chomchuen, que conseguiu 273kg. A terceira posição acabou com o filipino Fernando Jr. Agad, que fez 263kg.
Laura Amaro
Além de Thiago Félix, o Brasil ainda conta com Laura Amaro no Campeonato Mundial de levantamento de peso. Representante do Brasil nos Jogos de Paris-2024, Laura já foi medalhista da competição no ciclo passado e é esperança de pódio novamente no Bahrein. Ela compete na categoria até 81kg feminina, cuja disputa acontece no próxima dia 13.