O sábado (25) foi de medalha para o Brasil no Campeonato Mundial Sub-17 de levantamento de peso. O país subiu ao pódio com Laila Grimaldi na prova do arranco. Na categoria 81kg feminino da competição, disputada em Lima, no Peru, a pesista conquistou a prata no arranco com 90kg erguidos, ficando atrás apenas Lidysmar Alfonzo, da Venezuela, que ficou com o ouro ao levantar 94kg. A terceira colocação ficou com Sara Dal Bo, da Itália, que igualou a marca da brasileira, porém, em mais tentativas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Laila Grimaldi levantou, inicialmente, 87kg na prova do arranco, determinando o novo recorde brasileiro sub-17, superando sua própria marca de 86kg. Na segunda tentativa, ela aumentou a carga para 90kg e, de novo, ergueu com êxito, unificando os recordes nacionais do sub-17 e do sub-20. A marca anterior do sub-20, de 89kg, pertencia a Beatriz Martinho e havia sido estabelecida em 2022. Na terceira tentativa, a atleta do Brasil arriscou 92kg, porém, não obteve sucesso.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Novos recordes nacionais
Além da prata e dos três recordes nacionais na prova do arranco, Laila Grimaldi registrou mais quatro marcas relevantes. No arremesso, a brasileira tinha 95kg como carga de entrada e iniciou a disputa com 101kg na barra, levantando sem dificuldades e igualando seu recorde nacional anterior na categoria sub-17. Em seguida, ela subiu para 106kg, falhando na primeira tentativa, porém, conseguindo na sequência e definindo novos recordes nacionais do sub-17 e do sub-20, batendo os 103kg de Beatriz Martinho.
Com 196kg totais, Laila Griimaldi decretou recordes nacionais do sub-17 e do sub-20 para a sua faixa de peso. Ela finalizou o evento como a quarta melhor do mundo em sua faixa etária e de peso. “Desde o momento que soube que viria ao Mundial, sabia que seria uma honra e um sonho realizado. Poder competir e me sentir tão bem foi incrível, porque não fiquei nervosa em momento algum, mesmo sendo meu primeiro Mundial. Senti as cargas leves e é realmente como se estivesse sonhando”, disse a atleta.
Na prova do arremesso, o topo do pódio foi ocupado pela italiana Sara Dal Bo, com 117kg. A segunda colocada, com 112kg, foi Sanja Ormanbayeva, do Cazaquistão, e o terceiro lugar ficou com Lidysmar Alfonzo, da Venezuela, com os mesmos 112kg. Na carga total, Sara Dal Bo conquistou o ouro, com 207kg, seguida por Lidysmar Alfonzo, prata, com 206kg. Por fim, o bronze ficou com Sanja Ormanbayeva, com 201kg.