Brasil no pódio! Na disputa da categoria até 71kg do Pan-Americano de levantamento de peso, na Venezuela, a brasileira Amanda Schott finalizou na terceira posição e conquistou a medalha de bronze, a primeira do país na competição. Ainda nesta terça-feira (27), a compatriota Laura Amaro entra em ação na classe até 81kg a partir das 19h30, no horário de Brasília-DF.
Em uma concorrência de alto nível, Amanda subiu no pódio na prova de arranco, ao atingir o peso de 105kg. No geral, ela não conseguiu competir pela medalha geral da categoria, pois precisou abandonar a disputa do arremesso e terminou sem nenhuma marca obtida no quesito. A atleta brasileira segue na corrida pela vaga olímpica aos Jogos de Paris-2024, ocupando a 11ª posição em um ranking que classifica as 10 primeiras colocadas. Schott ainda estará presente na etapa de Phuket da Copa do Mundo, na Tailândia, que ocorrerá no mês de março.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
Grande início e abandono no arremesso
Na sua primeira tentativa no arranco, Amanda realizou uma execução perfeita e concluiu o levantamento de 102kg. Logo depois, ela subiu para a marca de 105 kg e também conseguiu acertar o movimento com perfeição. No entanto, na última oportunidade, a brasileira tentou o peso de 108kg, mas não obteve sucesso. Ela finalizou na terceira posição da prova, atrás da equatoriana Angie Palacios e da cubana Yeniuska Mirabal.
Já na disputa do arremesso, Amanda Schott iniciou com um erro na tentativa de 127kg. Na sequência, a pesista do Brasil cometeu uma falha logo na saída e não conseguiu executar o movimento para a marca de 128 kg. Ela abriu mão da terceira oportunidade e encerrou sua participação no Pan-Americano. Por outro lado, a grande campeã foi Angie Palacios, que totalizou 240kg. Segundo lugar geral para a colombiana Mari Perinan (232kg) e bronze para Diana Laura Hernández (219kg), do México.