O Brasil subiu ao pódio no mundial juvenil de levantamento de pesos. No nono dia do evento que acontece em Guadalajara, México, Taiane Justino levou dois bronzes na categoria +87kg feminino. Além de Taiane, a outra representante do Brasil, Lourdes Califrer, não subiu ao pódio, mas bateu recordes nacionais e terminou no top10.
Taiane acertou suas três tentativas no arranco, e terminou em quarto lugar da prova. Primeiramente ela levantou 98kg. Em seguida, tentou com sucesso 102kg e 105kg. O ouro ficou com Wang Ling Chen, de Taiwan, com 111kg; a prata ficou com Aisamal Sansyzbayeva, com 107kg; e o bronze ficou com Etta Mae Love, do Canadá, com 106kg.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
No arremesso, todas atletas acertaram suas duas primeiras tentativas e a disputa pela medalha ficou muito acirrada. Melhor para Aisamal Sansyzbayeva, que levantou com sucesso 143kg na terceira e última chance, para levar o ouro. A prata ficou com Wang Ling Chen, com 141kg. Taiane Justino tentou 144kg, o que lhe daria o ouro. A brasileira chegou na segunda fase do arremesso, mas não conseguiu completar com sucesso e terminou com 140kg, o suficiente para bronze.
Na soma do arranco e arremesso, a brasileira ficou com 245kg, o que lhe valeu o bronze no total. Vale lembrar que nos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos, apenas a marca total distribui medalhas. O ouro ficou para Wang Ling Chen, de Taiwan, com 252kg e a prata com Aisamal Sansyzbayeva, do Cazaquistão, com 250kg. A canadense Etta Mae Love terminou em quarto lugar com 241kg.