A pesista Lourdes Califrer abriu a participação brasileira no Campeonato Mundial Sub-20, neste sábado (18), na cidade mexicana de Guadalajara. E ela fez bonito em sua primeira atuação mundial. Competindo pela categoria até 64kg feminino, no Grupo A, Lourdes unificou o recorde brasileiro de arremesso adulto e sub-20 em sua faixa de peso: 114kg levantados, além de 83kg no arranco, totalizando 197kg.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
E foi em uma prova de recuperação, após um arranco conturbado. Logo depois, no arremesso, Lourdes mostrou todo o seu potencial e esbanjou sua tradicional simpatia na plataforma. Pulverizou as marcas de Nicole Lagos (110kg, no sub-20) e de Bruna Piloto (112kg, no adulto), ambas estabelecidas em 2019.
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
Trajetória da brasileira no Mundial Sub-20
Ansiosa, a brasileira não foi bem na primeira prova. Falhou em sua primeira e terceira tentativa do arranco, respectivamente para 83kg e 85kg. Obteve sucesso apenas no segundo intento, este para 83kg, carga que a jogou para a 15ª colocação entre os grupos A e B.
Em sua segunda passagem pela plataforma, no arremesso, a pesista estava mais tranquila e deixou o seu melhor. Na primeira tentativa, igualou o recorde brasileiro sub-20 em 110kg. Depois, estabeleceu o novo recorde da faixa de peso para o sub-20 e também para o adulto, com os 114kg alçados sem maiores dificuldades.
Em sua última tentativa, Lourdes ousou 116kg, que lhe daria uma medalha, ultrapassando a ucraniana Olha Ivzhenko, mas não teve êxito, fechando a prova na quarta colocação. “A nossa talvez seja a categoria mais competitiva do feminino”, ponderou a brasileira. “Queria ter feito mais e trazido a medalha, mas estou muito feliz. Somos top-5 do mundo no arremesso e ainda estabelecemos o recorde brasileiro”, festejou.
No seu último ano nesta categoria, a brasileira fechou a prova com um total de 197kg alçados. Esta carga lhe valeu a 10ª colocação no total, somados os resultados dos grupos A e B. Por outro lado, o ouro foi para os Estados Unidos, com Emily Estep (214kg, com 94kg no arranco e 120 no arremesso).
Além disso, o Brasil retorna à plataforma do Fórum de Levantamento de Pesos de Guadalajara com Taiane Justino, vice-campeã mundial sub-17 há dois anos. Ela compete na categoria para atletas acima de 87kg na próxima quinta-feira (23), às 15h.
*Com informações da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso