8 5
Siga o OTD

Levantamento de Peso

Laura Amaro quebra dois recordes brasileiros no Mundial

Brasileira teve melhor desempenho na prova de arranco. A campeã geral foi a chinesa Liang Xiaomei

laura amaro brasil mundial de levantamento de peso mundial bogotá 2022
(Arquivo/Miriam Jeske/COB)

Nesta quarta-feira (14), a brasileira Laura Amaro foi a única atleta do Brasil a subir na plataforma no Mundial Adulto de Levantamento de Peso, disputado em Bogotá. Na prova feminina da categoria até 81 kg, a jovem terminou a disputa na 8ª colocação, mas quebrou os seus próprios recordes brasileiros, tanto na prova de arranco, que antes era de 106 kg e ela levantou 110 kg, quanto na somatória geral, onde a halterofilista alcançou a marca de 247 kg.

As primeiras tentativas no arranco foram complicadas para Laura, errando as duas chances iniciais nas marcas de 106 e 110 quilos. Porém, na terceira oportunidade que teve, a brasileira não deixou a chance passar. Conseguiu levantar os 110 kg e quebrou o recorde brasileiro adulto para a sua categoria, um feito marcante para uma atleta de apenas 22 anos.

A melhor competidora no arranco foi a ucraniana Iryna Dekha, que levantou 122 kg na sua última tentativa e levou o ouro na prova. Em seguida, a também ucraniana Alina Marushchak alcançou a marca de 119 kg e a medalha de prata. A chinesa Liang Xiaomei conseguiu chegar até os 118 kg e conquistou o bronze.

Já na prova de arremesso, Laura Amaro também falhou nas suas duas primeiras tentativas e cravou 137 kg na última oportunidade, terminando a disputa em 7º lugar. Quem liderou a prova foi a chinesa a chinesa Liang Xiaomei, que alcançou a marca de 152 kg. Logo depois, outra chinesa, a atleta Wang Zhouyu, fez 151 kg. Para fechar o pódio, a equatoriana Tamara Salazar levantou 148 quilos e foi a melhor sul-americana nesta disputa.

Somatório total

Na somatória geral, a medalha de ouro ficou com a halterofilista da China Liang Xiaomei, que fechou o Mundial com a marca de 270 kg. Com a prata, a sua compatriota Wang Zhouyu chegou até os 266 kg. A equatoriana Tamara Salazar, prata nas Olimpíadas de Tóquio, ficou com o bronze levantando 262 kg.

A somatória de 247 quilos fez com que a brasileira quebrasse o seu próprio recorde nacional na categoria até 81 kg, que antes era de 243 kg somando as provas de arranco e arremesso.

Últimas provas da competição

A jovem Laura Amaro foi a última atleta brasileira a disputar o Mundial Adulto de Levantamento de Peso. Assim, o Brasil terminou o torneio com competidores que terminaram nas seguintes posições: 6º, 8º (duas vezes), 10º, 11º e 20º lugar.

Nesta quinta-feira (15), os homens voltam a plataforma para a disputa por medalhas da categoria até 109 kg, enquanto as mulheres da categoria acima de 87 kg competem pelos lugares mais altos do pódio. Já na sexta, a classe acima de 109 kg no masculino fecha a competição em Bogotá.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Levantamento de Peso