Taiane Justino bateu o recorde brasileiro sub-20 e adulto de levantamento de peso na categoria acima de 87 quilos durante participação no Campeonato Mundial Sub-20, nesta terça-feira (10). Em Heraklion, na Grécia, a ela somou 229kg com 102kg no arranco e 127kg no arremesso. Nenhuma outra atleta feminina da base brasileira conseguiu levantar tanto na história. A marca valeu a sétima colocação do Mundial, vencido pela sul-coreana Hyejeong Park somando 281kg após vencer os dois movimentos.
Arranco
Taiane Justino vem de uma temporada em 2021 com dez medalhas conquistadas fora do país. Nos bastidores da competição, concentrava-se para competir recuperando-se de uma pequena infecção. Foi para a primeira tentativa no arranco, bem-sucedida no levantamento de 98kg. Para a segunda, subiu quatro quilos, porém não conseguiu os 102kg de primeira. Repetiu a carga na sequência, executou com perfeição e bateu a marca pessoal. “Ela conseguiu arrancar mais de 100kg. Existia um bloqueio psicológico que ela não conseguia superar essa marca e agora conseguiu”, comemorou Dragos Stanica, técnico da seleção brasileira de levantamento de peso. No geral do arranco terminou em sexto lugar.
+Brasil conquista nove medalhas na Copa Sul-Americana de BMX
Arremesso
No arremesso, Taiane Justino entrou em ação com 127kg. Fez um clean com desequilíbrio, mas se recuperou e conseguiu fechar com o jerk perfeito para bater novamente o recorde pessoal e, agora, também o recorde brasileiro. A seguir, elevou a carga para 132kg, entretanto não fez o levantamento da barra. O mesmo ocorreu na última tentativa. Em sua derradeira ida à plataforma, tentou novamente o mesmo peso, mas também não teve sucesso. “Queria ter feito mais na competição. Porém, estou satisfeita e feliz. Agora, vamos seguir para os próximos desafios. Queria agradecer demais pelo carinho de todos”, disse Taiane Justino A melhor marca da pesista do Brasil no arremesso lhe rendeu a sétima colocação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK