Marco Túlio Gregório Machado fechou a participação no Mundial de Levantamento de Peso na sétima posição da classificação geral.
Disputando a categoria 94Kg masculino no Mundial de Levantamento de Peso, Marco Túlio Gregório Machado terminou a competição deste domingo (3) na sétima posição da classificação geral.
Na primeira prova, de arranque, o brasileiro começou bem, levantando 165Kg. Na segunda tentativa, a marca saltou para 170Kg, e o atleta não conseguiu concluir o desafio. Na última chance, tentando quebrar o recorde brasileiro, Marco Túlio também não conseguiu finalizar o levantamento e ficou oficialmente fora do pódio. No Campeonato Brasileiro da categoria neste ano, ele fez 166Kg, tentou os mesmos 170Kg, e também não conseguiu. Com isso, Marco Túlio terminou na sétima colocação.
No pódio, Sohrab Moradi, do Irã, conquistou o ouro com a marca de 184Kg. A prata ficou com Farkhodbek Sobirov, do Uzbequistão, ao bater a marca de 183Kg. O bronze foi para o lituano Aurimas Didzbalis, dono da marca de 176Kg.
Já na disputa da segunda prova, de arremesso, Marco Túlio terminou na décima posição, com a marca de 195Kg – igualando o recorde brasileiro. Entre as três tentativas, somente a primeira foi validada, já que as duas seguintes, com 201Kg, não foram concluídas com sucesso. O ouro da prova também foi do iraniano Sohrab Moradi, que levantou 233Kg. Fares Ibrahim Elbakh, do Catar, conquistou a prata, com a marca de 220Kg. O bronze ficou com o iraniano Seyedayoob Mousavijarahi, que levantou 214Kg.
Na classificação geral, Marco Túlio, na disputa do terceiro mundial da carreira, apareceu em sétimo lugar – a melhor colocação de um atleta brasileiro em Campeonato Mundial. O ouro foi conquistado por Sohrab Moradi, a prata por Aurimas Didzbalis e o bronze pelo iraniano Seyedayoob Mousavijarahi.