A carioca Letícia Moraes conquistou o Campeonato Brasileiro de levantamento de peso na categoria até 55 quilos nesta quinta-feira (23). Para isso, precisou bater Natasha Rosa, nona colocada nos Jogos Olímpicos de Tóquio na até 49 quilos. Luiza Dias também conquistou o ouro do nacional, na até 49 quilos, logo na primeira competição que disputou. No masculino, o vencedor do dia foi Thiago Silva na categoria até 61 quilos. A competição, realizada na Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, vai até domingo (26).
Letícia Moraes cravou 182 quilos, somando 82 no arranco e mais 100 no arremesso. As marcas, as melhores da disputa, foram registradas nas primeiras tentativas de ambos. Ela ainda tentou 86 duas vezes no arranco e 105 e 107 no arremesso, as quatro sem sucesso. Natasha Rosa fez as segundas melhores no arranco, 77 quilos, e no arremesso, 97 quilos, conquistando a prata com 174kg. Os 77kg saíram na primeira tentativa. A seguir, tentou 80kg e 82kg. Os 97kg vieram na terceira e última. Na primeira ela falhou para 92kg e na segunda conseguiu para o mesmo peso.
Estreia, gafe e ouro
Na categoria até 49 quilos, a campeã foi uma estreante. A mineira Luiza Dias, em sua primeira competição nacional, ficou com a medalha de ouro cravando a marca de 179kg (83kg no arranco e 96 kg no arremesso). A atleta, proveniente do crossfit, até cometeu uma gafe na hora de competir, posicionando-se de costas para os árbitros. “Eu nunca competi, então eu não sabia como funcionava. Pensava que tinha de entrar e ficar de costas, não sei o que passou na minha cabeça. Quando fiquei de costas para os árbitros, o meu treinador gritou que era para ficar ao contrário, então que eu fui consertar. No final, deu tudo certo. Graças a Deus, saí com o título”, descreveu Luiza Dias em meio a boas risadas. “Eu estou muito feliz. Eu admito que não esperava, fiquei extremamente contente.”
A segunda colocação geral ficou com a carioca Emily Figueiredo, que levantou 174 kg, sendo 77kg no arranco e 97kg no arremesso, e a terceira melhor foi Luana Madeira, também de Minas, com 159kg, 72kg e 87kg.
+ Mariana D’Andrea teve ascensão fulminante até levantar o ouro em Tóquio
Luiza está migrando aos poucos para o levantamento de peso e ela contou como os treinamentos a ajudaram a sair da primeira competição nacional com o título. “Acho que a consistência em relação ao levantamento de pesos me ajuda muito a chegar aqui e fazer o específico. No crossfit, fazemos muitas repetições com carga alta, aqui é uma repetição de cada movimento. Acredito que isso seja um diferencial”, avaliou. Seu caminho até o título foi de acerto em todas as tentativas no arranco. Cumpriu 78kg, depois 81kg e por fim os 83kg. No arremesso, os 96kg viram na primeira tentativa. Ela ainda tentou 97kg e 98kg, mas sem sucesso.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Masculino
Além das duas categorias femininas, o Brasileiro de levantamento de peso teve uma do masculino. O campeão foi Thiago Silva, com 263 quilos. Ele teve sucesso nas três tentativas do arranco, 115kg, 120kg e 123kg, e na primeira do arremesso: 140kg. O pesista ainda tentou duas vezes 150, mas não conseguiu. Em segundo lugar ficou Eduardo Boquetti Júnior, com 222 quilos (102kg e 120kg), seguido por Felipe Claro Leme com 202 quilos (90kg+102kg)