Após definir a sua liberação um dia antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Nathasha Rosa realizou a sua estreia no evento conseguindo a terceira colocação no grupo B na disputa do levantamento de peso na categoria até 49kg ao finalizar as provas de arranque e arremesso com uma somatória de 173kg no total.
Nathasha Rosa começou bem na competição do arranque tendo convertendo as suas tentativas de levantar 75 e 78 kg, ambas na primeira oportunidade. Na sequência, no entanto, a atleta arriscou levantar 80kg e acabou falhando, finalizando a primeira parte do prova na terceira colocação do grupo com 78 kg como o melhor resultado.
Confira um guia completo sobre a disputa do levantamento de peso nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Após a pausa, a atleta realizou a disputa do arremesso e teve um início semelhante ao converter as suas duas primeiras tentativas: com 90 e 95kg. Porém, a pesista brasileira novamente acabou não obtendo sucesso em sua terceira tentativa no arremesso, que foi de 100kg.
Com os resultados nas duas provas, Nathasha Rosa finalizou a disputa do grupo B com um total de 173 quilos levantados nos dois eventos e finalizou a prova na terceira colocação da chave. A primeira colocação foi da cubana Ludia Montero Ramos, com 178 kg, enquanto a segunda posição foi da dominicana Beatriz Piron Candelario com 176kg no total.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Chinesa fica com o ouro ao bater o recorde olímpico
A definição do pódio olímpico de Tóquio ocorreu algumas horas, com a disputa do grupo A do levantamento de peso na categoria até 49 kg. Zhihui Hou, da China, conquistou a medalha de ouro ao levantar 210kg na somatória das provas da arrancada e arremesso e bater o recorde olímpico nas duas provas.
It's all over! 🏋️
— Olympics (@Olympics) July 24, 2021
Hou Zhihui wins the first #Weightlifting gold of #Tokyo2020 with a huge total score of 210 in the women's -49kg – setting three Olympic Records! 🥇@iwfnet pic.twitter.com/NJ4WSJAVqV
Na disputa da arrancada, a chinesa bateu o recorde olímpico ao levantar 94 kg. Logo na sequência ela bateu por três vezes na sequência o recorde olímpico no arremesso ao converter as suas três tentativas de levantar 116kg, 114 kg e109kg.
O pódio ficou completo com a pesista da Índia, Chanu Saikhom Mirabai, que ficou com a medalha de prata com 202kg, e Windy Cantika Aisah, da Indónesia, que ficou com a medalha de bronze ao levantar 194kg nas duas provas.