A Federação Internacional de Levantamento de Pesos (IWF) informou, nesta segunda-feira (10), a suspensão preventiva da atleta Nathasha Rosa, em razão de um teste antidoping com resultado analítico adverso realizado pela Agência Internacional de Testagem (ITA), no dia 31 de março de 2021, fora do período de competições.
O comunicado diz que foram encontradas na amostra coletada as substâncias hidroclorotiazida e cloraminofenamida, enquadradas no grupo S5, de diuréticos e agentes mascarantes.
De acordo com a entidade, Natasha Rosa pode solicitar a contraprova, que será julgada pela própria ITA, cabendo ainda recurso para a Corte Arbitral do Esporte (CAS. Mas, por enquanto, ela está provisoriamente proibida de competir e, provavelmente, não poderá participal dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Natasha Rosa vinha da conquista da medalha de prata no arranco no Campeonato Pan-Americano de levantamento de peso, no final de abril. Além disso, ela é a brasileira melhor colocada no ranking da categoria até 49kg, com o 18º lugar, empatada com a francesa Anais Michel. No entanto, o Brasil ainda tem chances de ter uma representante da modalidade nos Jogos de Tóquio. Isso porque Luana Madeira vem logo atrás, na 20ª posição da lista.