Na Universíade, Luana Oliveira Madeira, de 19 anos, disputou sua primeira competição adulta e quebrou dois recordes brasileiros: no arremesso e no total
Luana Oliveira Madeira, de apenas 19 anos, foi o grande destaque do Brasil no primeiro dia de disputa da Universíade, que está sendo disputada na China Taipé. A atleta, que ganhou duas medalhas no último Mundial Júnior, participou de sua primeira competição adulta e estabeleceu dois novos recordes brasileiros da categoria até 48kg: no arremesso e no total (soma do arranco com o arremesso). No arremesso, ela levantou 94kg e chegou a 170kg no total. O resultado garantiu a ela o quarto lugar. Faltou pouco para entrar no pódio. O ouro ficou para Ri Song-Gum, da Coreia do Norte, campeã mundial de 2015, que fez 193kg no total. Em segundo lugar terminou a dominicana Beatriz Piron, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015. E Sri Agustiani, prata na Olimpíada do Rio de Janeiro, ficou com a terceira colocação.
+ VEJA TODOS OS RESULTADOS DOS BRASILEIROS NA UNIVERSÍADE
“Hoje tive a oportunidade de disputar com medalhistas mundiais e olímpicas, e devo isso ao meu treinador, que me fez acreditar que eu poderia conseguir. Espero, em 2020 (Olimpíada de Tóquio), estar novamente ao lado dessas meninas”, disse Luana Oliveira Madeira depois da prova.
Durante a competição, a atleta mostrou ousadia e determinação, ao alterar de 92kg para 94kg o peso entre uma bateria de prova e outra, mesmo não tendo cumprido com os 92kg da prova anterior. “Foi um trabalho mental que meu treinador fez comigo, que eu poderia sim fazer 94kg, e eu tinha caixa para isso. Naquele momento, eu pensei em superação, que não importava o que acontecesse, eu iria fazer. Foi superação, e era o recorde brasileiro”, pontuou. O resultado empolgou a brasileira, que comemorou pelas redes sociais. Veja abaixo o post dela no instagram.