A IWF (Federação Internacional de Levantamento de Peso) divulgou atualização no calendário de competições por conta da pandemia do coronavírus. Ao todo, quatro eventos foram afetados sendo o principal deles o Aberto da América do Sul e Ibero-América, que agora acontece em dezembro.
Além do evento das Américas, outras três competições do levantamento de peso foram adiadas ou canceladas. O Pan-Americano Júnior da modalidade acontecerá agora entre os dias 21 e 29 de novembro, enquanto a Competição júnior da África foi remarcada para entre os dias 5 e 11 de dezembro. Já o Mundial Universitário, organizado pela Fisu, foi cancelado.
+ Quando cada esporte estreou no programa dos Jogos Olímpicos?
O Aberto da América do Sul e Ibero-América, na Colômbia, passa pelo seu terceiro adiamento. Marcado inicialmente para março, o evento estava previsto para acontecer em outubro. Porém, com a revisão no calendário a competição que fazia parte dos eventos qualificatórios para Tóquio está marcada agora para ocorrer entre os dias 12 e 19 de dezembro.
Classificação olímpica
Com a nova data do evento, a expectativa agora é para saber se o torneio será um dos especificados pela IWF para fazer parte do seu novo sistema de classificação do levantamento de peso para os Jogos Olímpicos, revelado em maio. A probabilidade é alta, já que a competição inicialmente era classificada no nível prata de pontuação para o ranking.
Em seu novo ranking, a entidade afirma que os resultados obtidos antes da pandemia seguirão válidos. No entanto, para o atleta confirmar a sua vaga em Tóquio ele precisará necessariamente participar de ao menos uma competição especificada pela entidade entre 1º de outubro a 30 de abril de 2021.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
O levantamento de peso terá 196 atletas em Tóquio-2020 distribuídos em 14 eventos. Cento e doze, sendo 56 para cada naipe, serão via ranking mundial absoluto, que não é dividido por peso. Outros 70 competidores, 35 para cada naipe, virão através do ranking absoluto, mas só levando em conta pontos somados em competições continentais.
O brasileiro Fernando Reis, tricampeão em Lima-2019, é o atual número 65 do ranking absoluto e está na briga para se garantir na competição da capital japonesa.