A seleção brasileira de levantamento de peso pode não participar do campeonato Pan-Americano da modalidade, que acontece em Miami, nos Estados Unidos, a partir deste domingo (23). Isso porque o presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBPL), Enrique Montero, ignorou a liminar obtida por Fernando Reis e não o inscreveu na competição.
A Confederação Pan-Americana de Levantamento de Peso enviou um ofício para Enrique Montero, comunicando que o comitê executivo decidiu aceitar o pedido de Fernando Reis para disputar a competição. Caso a CBLP não inscreva Reis, os outros atletas do Brasil podem não competir.
Além disso, Fernando Reis estuda a possibilidade de processar a confederação por danos morais por conta do imbróglio em que se envolveu. de qualquer forma, seus resultados no Pan-Americano serão considerados válidos para o Mundial da categoria.
Entenda o caso
Quinto colocado na Olimpíada do Rio de Janeiro no levantamento de peso, Reis não foi convocado para o torneio após não participar do Campeonato Brasileiro. Segundo a CBLP a competição classificatória para o Pan-Americano era o Campeonato Brasileiro, disputado em maio, e Fernando não esteve presente. Contudo, o atleta participou de um torneio em Doral, onde fez a marca de 412 kg no total, 44 kg acima do índice exigido pela CBLP. Ele esperava homologar o resultado para representar o Brasil no Pan. A CBLP, entretanto, não tinha reconhecido a validade da competição norte-americana.
“A convocação foi feita no sábado, convocamos 12 atletas e vamos aumentar esse time para 16. Nossa posição é que, lamentavelmente, ele não participou do Campeonato Brasileiro, e os critérios já estavam definidos. Oito atletas masculinos fizeram índices. A gente desconhece essa competição realizada nos EUA “, disse o presidente na época.
Confira a seleção convocada
Feminino
Rosane dos Reis Santos – Categoria 53kg
Leticia Cristina Laurindo Moraes – Categoria 53kg
Bruna Luana Nascimento Piloto – Categoria 63kg
Monique Maria Lima de Araújo – Categoria 75kg
Masculino
Rafael Fernandes Silveira – Categoria 69kg
Whillian Alexey Alvarado Celis – Categoria 69kg
Rafael Machado Gaspar – Categoria 77kg
Welisson Rosa da Silva – Categoria 85kg
Josué Lucas Ferreira – Categoria 85kg
Marco Túlio Gregório Machado – Categoria 94kg
Rogério Almeida de Sousa – Categoria 105kg
Mateus Filipe Gregório Machado – Categoria +105kg