Nesta sexta-feira (08), a equipe do Brasil conquistou seis medalhas no dia que marcou a abertura de mais uma etapa da Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico, disputada em Dubai, nos Emirados Árabes. Entre os Juniores, Lara conquistou o ouro, assim como Marcos Gabriel Cruzato. Além deles, Lucas Manoel ficou com o bronze. No âmbito principal, João Maria França Júnior, Bruno Carra e a própria Lara alcançaram o terceiro lugar nas respectivas categorias.
Ao todo, 241 atletas de 39 países participam da competição. A etapa de Dubai, inclusive, é considerada uma das mais fortes. O Brasil está representado por 17 halterofilistas.
Juniores
Pelo naipe feminino, na categoria até 41 kg, Lara Aparecida fechou com a medalha de ouro ao marcar 73 pontos. Na sequência, Tursynay Kabyl (61), do Cazaquistão, ficou com a prata, enquanto a ucraniana Kseniia Tokar (60) terminou com o bronze.
No masculino, categoria até 54 kg, Marcos Gabriel Cruzato anotou 98 pontos e conquistou o primeiro lugar, juntamente com a medalha de ouro. Osama Albaloushi (80), dos Emirados Árabes, e Uluu Azizbek (75), do Quisquistão, completam o pódio.
Lucas Manoel do Santos terminou em terceiro lugar na categoria até 49 kg do masculino. Com 118 pontos, levou a medalha de bronze para casa. Mohammad Alshnaiti, da Jordânia, e Boryslav Nekrotiuk, da Ucrânia, terminaram com ouro e prata, respectivamente.
Senior
Lara Aparecida foi a primeira a entrar em cena. Na categoria até 41 kg do naipe feminino, a brasileira anotou 73 pontos na tabela geral de classificação, garantindo a terceira colocação e o bronze. Noura Baddour (82), da Síria, e Samira Guerioua (78), da Argélia, terminaram na primeira e segunda posições, respectivamente.
No masculino, Bruno Carra teve bom desempenho na categoria até 54 kg. Com 161 pontos ao final da prova, Bruno levou para casa a medalha de bronze, ficando apenas cinco pontos atrás do egípcio Taha Abdelmagid e do grego Dimitrios Bakochristos, ambos finalizando com 166.
João Maria França Júnior também batalhou em busca de uma medalha em Dubai. O bronze veio na categoria até 49 kg do masculino, com a pontuação derradeira marcando 144. Acima de João, Hamadeh Qarada (165), da Jordânia, e Parvin Mammadov (145), do Azerbaijão, conquistaram ouro e prata, respectivamente.
Confira a sequência dos brasileiros na Copa do Mundo:
09/02 (Sábado): Maria Luzineide (-50 kg) e Heleno Victor (-65 kg).
10/02 (Domingo): Mariana D’Andrea (-67 kg), Ezequiel Correa (-72 kg) e Vinícius de Freitas (-80 kg).
11/02 (Segunda-feira): Evânio da Silva (-88 kg) e João Pedro Santos (-88 kg).
12/02 (Terça-feira): Maria Rita de Oliveira (-86 kg), Tayana Medeiros (-86 kg), Márcia de Menezes (+86 kg) e Mateus Silva (-107 kg)