O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou esta semana, entre os dias 22 e 26, um Estágio Internacional de Levantamento de Pesos no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro. O estágio faz parte do Curso de Esporte de Alto Rendimento do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB). O convidado para ministrar foi o colombiano Jaiber Manjarres, dono de cinco medalhas olímpicas, mais recentemente um ouro e um bronze nos Jogos Rio 2016. Os estágios internacionais compõem o cronograma de atividades educacionais da Academia Brasileira de Treinadores (ABT).
As atividades foram realizadas em período integral, divididas entre teóricas e práticas. Durante cinco dias, os alunos tiveram a oportunidade de obter suporte para o aperfeiçoamento de suas competências, com foco na sistematização do treinamento e na técnica esportiva. “Achei muito interessante o formato do curso da Academia Brasileira de Treinadores. Essa ação, indiscutivelmente vai se traduzir em uma elevação da capacitação dos treinadores brasileiros pela qualidade do curso e pela qualificação acadêmica de todos os envolvidos”, disse o colombiano, conhecido por usar ferramentas acadêmicas para análise da evolução de seus atletas. Jaiber elogiou também o nível dos treinadores brasileiros que participaram do curso. “São jovens de altíssima capacitação acadêmica, só lhes falta mais prática. E esse fundamento acadêmico permite que eles absorvam o que está sendo ensinado aqui para que possam utilizar de uma excelente maneira”, completou o treinador.
Além das medalhas de ouro e bronze no Rio 2016, Manjarres traz no currículo uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos Londres 2012, uma medalha de bronze nos Jogos Pequim 2008 e um ouro em Sydney 2000.
O Programa de Estágio da ABT se caracteriza pela prática pedagógica profissionalizante que visa oportunizar vivência e aprendizado de altíssimo nível técnico aos alunos-treinadores (estagiários). O Estágio Internacional é um dos pontos altos da ABT, por ser um momento único de imersão e convívio com treinadores de nível internacional na modalidade. A quarta turma da ABT, cujo foco é a identificação, promoção e desenvolvimento de talentos no esporte, iniciou suas atividades em março de 2018 e tem formatura prevista para dezembro deste ano. Os aprovados estarão aptos a cursar a turma de Aperfeiçoamento e Aprofundamento no Esporte em 2019.
Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, a brasileira Jaqueline Ferreira está em fase de transição de carreira. Com duas participações em Jogos Olímpicos (Londres 2012 e Rio 2016) e cinco em Mundiais, Jaqueline disse que aproveitou ao máximo as lições do treinador colombiano. “Achei muito proveitoso o curso. Uma iniciativa muito boa do COB em trazer um treinador internacional, ainda mais com esse currículo, com várias medalhas olímpicas e mundiais. Foi experiência muito rica para todos nós”, disse Jaqueline.
A Academia Brasileira de Treinadores (ABT) é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) e tem o objetivo de complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.
Até o fim de 2018, o IOB realizará mais dois estágios internacionais, em diferentes Centros de Treinamento espalhados pelo país: Basquete 3×3 (05 a 09/11, no Marina Barra Clube, Rio de Janeiro) e Vôlei de Praia (19 a 23/11, em Saquarema – RJ).