Embora o mundo olímpico esteja ansioso pela realização da Olimpíada de Tóquio-2020, adiada pela pandemia para o ano que vem, há quem esteja olhando bem à frente. No caso, oito anos à frente. Os organizadores dos Jogos de Los Angeles-2028 divulgaram na última terça-feira (1) as logomarcas do evento. Sim, você não entendeu errado. Na falta de um, serão diversos logos que representarão a terceira edição olímpica que acontecerá na cidade americana.
Em uma aposta de ousadia, sem dar bola para padrões e protocolos, Los Angeles-2028 inventou uma logomarca “em movimento”. Já são nada menos do que 26 logos diferentes. E eles foram criados por atletas olímpicos, paralímpicos, artistas, celebridades.
+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
Entre os “designers”, estão ídolos do esporte como Alex Morgan (futebol), Allyson Felix e Michael Jonhson (atletismo), Gabby Douglas (ginástica artística) e Chloe Kim (snowboard). Pelo meio artístico, participaram Billie Elish (cantora) e Reese Witherspoon (atriz), entre outros.
A grande sacada deste logo em movimento é a mudança na letra “A”, cada uma com um desenho diferente. A explicação para a escolha deste design está na própria essência de Los Angeles, segundo Casey Wassermanm presidente do comitê organizador Los Angeles-2028.
+ Curta a página do blog no Facebook
“Esse emblema é forte e ousado. Permite oportunidades infinitas de narrativas, Reflete o espírito de Los Angeles, em constante evolução e de olho no futuro”
Casey Wassermanm
Com ele concorda a ex-nadadora Janet Evans, dona de cinco medalhas olímpicas (sendo quatro delas de ouro) e integrante do comitê organizador. “Não há uma única maneira de representar Los Angeles. A melhor maneira de captar a energia da cidade e dos Jogos é por meio de uma coleção de vozes e culturas.”
+ O blog também está no Instagram. Siga
Em 2028, a Olimpíada será realizada em Los Angeles pela terceira vez na história dos Jogos. As edições anteriores foram disputadas em 1932 e 1984. Esta última, marcada pelo boicote da União Soviética e os países aliados do bloco socialista. Já a Paralimpíada acontecerá pela primeira vez na cidade californiana. Até 1988, os Jogos Paralímpicos eram disputados em cidades diferentes da sede olímpica.