Dizem que no Brasil o ano só começa para valer após o Carnaval, certo? Bom, se partimos desta lógica, já é possível contar os dias para o início do maior evento esportivo da temporada, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020.
+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga
Ainda não se sabe se o Coronavirus, que vem causando apreensão e morte em vários países, inclusive o Japão, irá interferir na realização da Olimpíada. Mesmo assim, o blog traz uma pequena agenda de datas para o torcedor ficar ligado. Lembre-se: nesta quinta-feira (27), faltam exatamente 148 dias para a abertura dos Jogos de Tóquio-2020.
12 de março – Cerimônia da chama olímpica
Um dos momentos mais significativos da Olimpíada. Nas ruínas do Templo de Hera, em Olímpia, ocorre a cerimônia do acendimento da chama olímpica e que dará a largada para o revezamento da tocha. A chama é acesa pelos raios do Sol e uma Alta Sacerdotisa ilumina a tocha.
O revezamento começará com uma atleta grega, Anna Korakaki, medalha de ouro no tiro na Olimpíada Rio-2016. Em seguida, ela passará a tocha para Noguchi Mizuki, campeã olímpica da maratona em Atenas-2004. Durante uma semana, o fogo olímpico percorrerá várias regiões da Grécia.
19 de março – Entrega da chama para Tóquio
No tradicional Estádio Panathinaiko, mesmo local que recebeu competições da primeira Olimpíada da Era Moderna, em 1896, o fogo olímpico será entregue aos representantes do Japão.
20 de março – Chegada do fogo olímpico ao Japão
De avião, batizado de “Tokyo 2020 Go”, a chama olímpica chegará ao território japonês na base aérea de Matsushima, na província de Miyagi. Os campeões olímpicos japoneses Nomura Tadahiro (judô, em Atlanta-1996, Sydney-2000 e Atenas-2004) e Yoshida Saori (wrestling, ouro em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012) escoltarão a chama até o Japão.
26 de março – Início do revezamento da tocha
O revezamento da tocha olímpica terá como ponto inicial a cidade de Fukushima, a mais afetada pelo tsunami e terremoto de 2011. Pelo planejamento inicial, o evento irá durar 121 dias, percorrendo 859 municípios do país. Em razão da crise do Coronavirus, os organizadores já admitiram que podem diminuir a extensão do revezamento. Um total de 10 mil pessoas irão transportar a tocha com o fogo olímpico.
6 de julho
Última data para inscrição dos atletas que vão competir nos Jogos.
21 de julho
A partir das 21h (horário de Brasília), 9h da manhã de 22/7 em Tóquio, começa o primeiro evento esportivo de Tóquio-2020, que será uma partida de softbol feminino no Fukushima Azuma Stadium.
22 de julho
Estreia da seleção brasileira feminina de futebol. Local e horário ainda dependem do sorteio dos grupos
23 de julho
Estreia da seleção brasileira masculina de futebol. Local e horário ainda dependem do sorteio dos grupos
24 de julho
Cerimônia de abertura, no Estádio Olímpico de Tóquio, a partir das 8h (horário de Brasília)
25 de agosto
Cerimônia de abertura da Paralimpíada, no Estádio Olímpico de Tóquio, a partir das 8h (horário de Brasília)