Após 13 anos e seis pódios, o espanhol Alejandro Valverde finalmente chegou ao título mundial na prova de estrada. Neste domingo, na cidade austríaca de Innsbruck, Valverde venceu no sprint final e vestirá, pela primeira vez, a camiseta listrada de campeão do mundo no ciclismo.
O percurso mais difícil dos últimos anos no Mundial serviu para selecionar o pelotão. Nos últimos 300 metros de corrida, o sprint final ficou por conta de quatro ciclistas: Alejandro Valverde, o francês Romain Bardet, o canadense Michael Woods e o holandês Tom Dumoulin.
https://twitter.com/UCI_cycling/status/1046409952519245824
Valverde teve calma suficiente para ditar o ritmo dos metros finais e cruzar a linha de chegada na primeira posição. “Eu abri o sprint final com 300 metros para o fim, que é a distância em que sou melhor para sprintar, e eu consegui. Me faltam palavras, é um sonho se tornando realidade eu finalmente ter ganho o ouro”, disse o emocionado espanhol ao site da União Ciclística Internacional.
“É incrível, eu estava lutando e lutando por isso há muito tempo, e eu tenho que agradecer a minha equipe que trabalhou duro por mim, eles foram nota dez”, completou Alejandro Valverde, que agora adiciona o ouro à sua coleção de medalhas em mundiais, que já tinha duas pratas e quatro bronzes.
A medalha de prata ficou com o francês Romain Bardet, enquanto o bronze foi para o canadense Michael Woods. O brasileiro Nícolas Sessler participou da prova em Innsbruck, mas não conseguiu terminar o percurso.