Siga o OTD

Basquete

Austrália e EUA avançam para a final na Copa do Mundo

Apesar de tradicionais, será a primeira vez que australianas e norte-americanas decidem a Copa do Mundo Feminina de Basquete

FIBA

A Copa do Mundo Feminina de Basquete terá uma final inédita na edição 2018. Estados Unidos e Austrália, ambas equipes tradicionais no esporte, se enfrentarão pela primeira vez em uma partida decidindo o título mundial.

Nas semifinais realizadas neste sábado, a equipe norte-americana espantou a sensação Bélgica, enquanto a Austrália deixou pelo caminho a dona da casa Espanha. Nas últimas cinco edições da Copa do Mundo Feminina, os Estados Unidos levaram quatro troféus, enquanto a Austrália ficou com o outro.

Jogando contra a Bélgica neste sábado, a seleção norte-americana fechou a primeira metade de partida vencendo por 40 a 39. A equipe da técnica Dawn Staley só conseguiu abrir vantagem no terceiro quarto, antes de encerrar a partida em 93 a 77. Diana Taurasi anotou 26 pontos para os Estados Unidos.

Austrália e Espanha também realizaram uma primeira metade equilibrada, com vantagem de um ponto para as espanholas. As anfitriãs ainda terminaram o terceiro quarto com oito pontos de frente, mas viram as australianas realizarem uma parcial de 22 a 8 no quarto final, para fecharem o jogo em 72 a 66.

Conhecida das norte-americanas por atuar na WNBA, a australiana Liz Cambage fez 33 pontos contra as espanholas e aparece como principal ameaça para as atuais campeãs mundiais e olímpicas.

A final entre Estados Unidos e Austrália acontece neste domingo, a partir de 16 horas, horário de Brasília.

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Basquete