A Holanda comprovou mais uma vez a força no ciclismo feminino. Neste sábado, na cidade austríaca de Innsbruck, a campeã olímpica Anna van der Breggen conquistou o título mundial na prova de estrada. O país já havia conquistado todas as medalhas do contrarrelógio feminino.
Aos 28 anos de idade, Anna van der Breggen surpreendeu ao realizar um ataque e liderar sozinha durante os 39 quilômetros finais de prova. Medalhista de prata na disputa do contrarrelógio, van der Breggen usou toda a sua habilidade na categoria para aumentar progressivamente a diferença e vencer com três minutos e 42 segundos de vantagem para a australiana Amanda Spratt, medalhista de prata.
O ouro marcou uma conquista inédita para van der Breggen, que já havia batido na trave e ficado com a prata no Mundial de 2015.
O bronze em Innsbruck ficou com a italiana Tatiana Guderzo, a cinco minutos e 26 segundos da vencedora. Além de Anna van der Breggen, a Holanda colocou outras três ciclistas no top-10. As duas brasileiras que participaram, Camila Ferreira e Clemilda Fernandes abandonaram e não completaram a prova.
O Mundial 2018 termina neste domingo, com a prova de estrada na elite masculina. O espanhol Alejandro Valverde e o francês Julian Alaphilippe são os favoritos para vencerem a prova, que terá uma distância total de 258.5 quilômetros.