Pela primeira vez na história um país conquistou ouro, prata e bronze no contrarrelógio individual em campeonatos mundiais. O feito foi obtido nesta terça-feira pela Holanda, em Innsbruck, na Áustria. Annemiek van Vleuten ficou com o primeiro lugar do contrarrelógio feminino, enquanto Anna van der Breggen foi segunda e Ellen van Dijk terceira.
[+] Primeiro campeão do mundo espanhol nasceu na Geórgia
No circuito de 27,7 quilômetros na cidade austríaca, Annemiek van Vleuten voou para faturar o bicampeonato mundial com o tempo de 34 minutos e 25 segundos. Aos 35 anos de idade, van Vleuten ficou marcada nos Jogos Olímpicos do Rio após uma queda que a fez sofrer diversas fraturas, além de uma concussão.
A medalha de prata ficou com Anna van der Breggen, campeã olímpica da prova de estrada e medalhista de bronze no contrarrelógio da Rio 2016. Van der Breggen completou a prova com 28 segundos a mais do que Annemiek van Vleuten. Ellen van Dijk, campeã mundial de 2013, fechou o pódio todo alaranjado, a um minuto e 28 segundos da vencedora.
O contrarrelógio individual feminino foi a primeira prova de um evento olímpico no Mundial de Ciclismo de Estrada 2018. Na quarta-feira ocorre o contrarrelógio individual masculino. As provas adultas de estrada acontecem no final de semana.