Após o término da primeira fase do Mundial Masculino de Vôlei nesta terça-feira, três seleções conseguiram 100% de aproveitamento nas cinco partidas iniciais da competição. Itália, Estados Unidos e Polônia venceram todos os compromissos e entram invictos na segunda fase.
Jogando em casa, a seleção italiana teve a melhor performance da primeira fase entre todas as equipes. Foram apenas dois sets perdidos pelos italianos até o momento, um para a Argentina e outro para a Eslovênia.
A seleção polonesa teve três sets perdidos durante a primeira fase, um para Cuba, um para a Finlândia e outro para a dona da casa Bulgária.
Por fim, os Estados Unidos tiveram um pouco mais de dificuldade, com cinco sets perdidos: dois para a Austrália, dois para a Sérvia e um para a Rússia.
Tanto Itália, Estados Unidos e Polônia quanto Brasil – primeiro colocado no grupo B – estão em grupos diferentes na segunda fase. A pontuação obtida nos jogos anteriores seguem valendo, o que dá ainda mais importância para as vitórias conquistadas até então. Os italianos, por exemplo, iniciam a segunda fase com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado da chave.
Nos desempenhos individuais, o brasileiro Wallace foi, ao lado do chinês Jiang Chuan, quem mais marcou pontos durante a primeira fase, com 87. O italiano Ivan Zaytsev lidera as estatísticas de ataque e de saque. O belga Simon Van De Voorde foi quem mais conseguiu pontos de bloqueio, enquanto o australiano Harrison Peacock lidera os números de levantamentos.
Na defesa, o canadense Steven Marshall possui os melhores números, enquanto o norte-americano Taylor Sander foi quem teve o melhor aproveitamento nas recepções.
O Mundial agora faz uma pausa de dois dias. As partidas voltam na sexta-feira, dia 21.