Após uma semana de disputas no Campeonato Mundial de Escalada Esportiva em Innsbruck (Áustria), seis homens e seis mulheres entraram em ação neste domingo para a disputa da prova combinada, nos moldes da que será realizada nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
[+] Kipchoge bate o recorde mundial da maratona em Berlim
Na disputa masculina, o austríaco Jakob Schubert aproveitou o apoio da torcida e ficou com a medalha de ouro. Schubert foi o melhor na prova de dificuldade, além de ficar com a segunda maior pontuação na velocidade e no boulder (escalada em bloco). A prata ficou com o tcheco Adam Ondra, enquanto o bronze foi para o alemão Jan Hojer.
A decepção ficou por conta do Japão, que tinha três atletas entre os seis finalistas, mas nenhum conseguiu subir no pódio. Atual campeão geral da Copa do Mundo, Tomoa Narasaki foi quinto lugar.
Janja Garnbret prova ser o grande nome no feminino
Entre as mulheres, a eslovena Janja Garnbret não deu chances para surpresas e ficou com a medalha de ouro. Mesmo com um quinto lugar na velocidade, Garnbret compensou a diferença fazendo a maior pontuação na dificuldade e no boulder. A eslovena de 19 anos vem de um bicampeonato geral na Copa do Mundo e, agora, faturou pela primeira vez o combinado no Mundial.
A medalha de prata ficou com a sul-coreana Sol Sa, enquanto a austríaca Jessica Pilz conquistou o bronze.