Neste domingo (14), mais judocas brasileiros buscaram medalhas no Grand Prix de Cancún de judô. Entre os nove participantes, seis conquistaram um lugar no pódio: Mayra Aguiar, Samanta Soares, Maria Suelen Altheman, Beatriz Souza, Rafael Macedo e Rafael Buzacarini. Foram duas medalhas de prata e quatro de bronze. Confira o desempenho dos brasileiros!
Feminino
Samanta Soares, na -78kg, saiu vencedora da Chave A ao superar a espanhola Laia Talarn e a britânica Natalie Powell. Disputando a mesma categoria, Mayra Aguiar venceu a Chave C ao passar pela polonesa Urszula Hofman e a venezuelana Karen Leon.
Nas semifinais, apenas Mayra avançou, ao vencer a cubana Kaliema Antomarchi. Na final, porém, a brasileira foi derrotada pela japonesa Rika Takayama e ficou com a medalha de prata. Na repescagem, Samanta venceu Karen Leon e conquistou o bronze.
Na categoria +78kg, Maria Suelen Altheman teve apenas uma adversária na Chave A, a americana Mackenzie Williams. A judoca brasileira venceu e se classificou direto à semifinal, quando superou a russa Kseniia Chibisova. Na decisão, diante da cubana Idalys Ortiz, recebeu três advertências e foi derrotada no Golden Score, conquistando
a prata.
Já Beatriz Souza começou vencendo a russa Anzheka Gasparian e saiu vencedora da Chave D. Na semifinal, foi derrotada por Idalys Ortiz e foi direto à repescagem, quando venceu a britânica Sarah Adlington e ficou com a medalha de bronze.
Masculino
Na categoria -90kg, Rafael Macedo estreou na segunda rodada, vencendo o canadense Mohab El Nahas. Na sequência, superou o libanês Nacif Elias para sair vitorioso na Chave D. Na disputa da semifinal, acabou derrotado pelo cubano Ivan Felipe Silva Morales. Já na repescagem, superou Frazer Chamberlain, da Grã-Bretanha, e conquistou o bronze.
Leonardo Gonçalves e Rafael Buzacarini, na categoria – 100kg, foram derrotados nas últimas lutas das respectivas chaves e foram direto à repescagem. Enquanto Leonardo venceu o primeiro adversário e acabou derrotado pelo austríaco Aaron Fara na disputa do terceiro lugar, Rafael venceu o egípcio Ramadan Darwish e o francês Cyrille Maret para garantir a medalha de bronze.
Por fim, na categoria +100kg, David Moura se classificou à semifinal ao sair vencedor da Chave C, passando pelo venezuelano Pedro Pineda e pelo romeno Vladut Simionescu. Já na semi, porém, o brasileiro sofreu uma derrota para o cubano Andy Granda e foi para a repescagem. Na disputa pelo bronze, foi derrotado pelo austríaco Daniel
Allerstorfer e ficou fora do pódio.
Ruan Isquierdo perdeu a última luta da Chave B e foi direto para a repescagem. Entretanto, o judoca foi derrotado pelo mesmo adversário que venceu David, Daniel Allerstorfer. Sendo assim, o Brasil saiu sem medalhas na categoria +100kg.