8 5
Siga o OTD

Judô

Por causa do ouro, Rafaela Silva ganha identificação dourada no quimono

Back number é aquela identificação que o judoca estampa nas costas do quimono e que traz seu nome e sobrenome escritos em um fundo colorido e a abreviação do país que representa na mesma cor. Tradicionalmente, os back number são azuis. Mas desde 2014, os campeões olímpicos têm direito a um backnumber dourado, enquanto os campeões mundiais usam a identificação em vermelho.

Desse modo, o Brasil terá direito a ter um atleta usando a identificação diferenciada ainda em 2016. A Confederação Brasileira de Judô recebeu nesta segunda-feira, o back number dourado da campeã olímpica Rafaela Silva enviado diretamente pela Federação Internacional de Judô. A carioca, atleta do Instituto Reação, deverá usar a identificação em todas as competições do Circuito Mundial que participar. E, por isso, poderá ser usado pela primeira vez em dezembro, no Grand Slam de Tóquio, torneio que deverá marcar a volta da peso leve aos tatames internacionais.

“A responsabilidade aumenta. Quando entrar para competir agora, todo mundo que estiver lutando ou no ginásio para assistir vai saber que eu sou campeã olímpica”, disse Rafaela. “Vou fazer um quadro com o back number azul, vermelho e, agora o dourado”, completou Rafaela, lembrando que depois do título mundial em 2013 também no Rio, ela ganhou o direito de usar o back number vermelho até o Mundial de 2014.

E quem se deu bem com isso foi a irmã mais velha de Rafaela, Raquel. Como na identificação das duas judocas está escrito “R. Silva”, todos os back number azuis que Rafaela ainda tem em casa serão doados pela campeã olímpica para a irmã.

“Numa necessidade, posso emprestar também para o Baby. Já aconteceu uma vez”, brincou Rafaela, já que Rafael Silva, o Baby, também usa a mesma grafia, o “R. Silva”.

VEJA TAMBÉM

+ Mexicano vence seletiva para o Aberto do Brasil de golfe

+ Equipe de ciclismo de pista se prepara em Maringá para o Pan-Americano da modalide

+ Brasil vence Estados Unidos no futebol feminino. Veja os gols!

+ Por descanso, Alison e Bruno abrem mão de jogar a abertura do circuito brasileiro de vôlei de praia

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô