Yanca Pascoalino, Ellen Santana, Amanda Oliveira, Marcelo Contini, Lincoln Neves, Leandro Guilheiro e João Pedro Macedo não chegaram nas finais do segundo dia de lutas no Grand Prix de Budapeste de Judô
Sete judocas subiram no tatame pelo Brasil no segundo dia de competições do Grand Prix de Budapeste de Judô, neste sábado (11). Depois do ouro de Rafaela Silva, a equipe brasileira não conseguiu classificar nenhum atleta para as finais.
Na categoria até 63kg, Yanca Pascoalino representou o país. Em sua primeira luta, a brasileira enfrentou Daniella Balogh, da Bulgária. No confronto, Yanca teve o domínio de todo o confronto e com dois waza-ari conseguiu a vitória, avançando para a próxima fase.
Na segunda luta do dia, Yanca Pascoalino teve como adversária Agata Osdoba-Blach, da Polônia. Em confronto mais equilibrado, a brasileira acabou derrotada no golden score, por excesso de punições.
Na Categoria até 70kgs, Ellen Santana conseguiu folga na primeira rodada. Na segunda fase da competição, teve pela frente a russa Alena Prokopenko. No confronto, a atleta da Rússia conseguiu um waza-ari na metade da luta e trabalhou administrando a vantagem até o fim, se garantindo na fase seguinte da Grand Prix.
Outra brasileira na mesma categoria foi Amanda Oliveira. Assim como sua compatriota, Amanda teve folga na primeira rodada. Na segunda teve como adversária Emilie Sook, da Dinamarca. Na metade da luta, a brasileira acabou sofrendo um estrangulamento, que a obrigou a bater, encerrando a luta com vitória da dinamarquesa.
No masculino, o Brasil contou com quatro judocas. Na categoria até 81kgs, os dois atletas acabaram tendo os melhores resultados do dia. João Pedro Macedo iniciou sua trajetória enfrentando o romeno Vlad Visan. Em uma luta igual, a vitória ficou com o brasileiro que conseguiu dois waza-ari, resultando no ippon.
Em sua segunda luta do dia, João Pedro Macedo enfrentou Jose Maria Mendiola Izquieta, da Espanha. Em uma boa luta dos dois judocas, a definição acabou sendo somente no Golden Score. Com os dois atletas empatados, com um waza-ari, o brasileiro conseguiu outro golpe de pontuação igual e venceu por ippon.
Na última luta antes das semifinais, João Pedro Macedo foi derrotado pelo japonês Kenya Kohara. Em outra boa luta dos dois atletas, tudo se encaminhava para mais um Golden Score, quando faltando apenas 23 segundos para o fim, o judoca do Japão conseguiu um waza-ari, que lhe deu a vitória.
Judoca mais experiente do grupo, Leandro Guilheiro começou sua participação no Grand Prix contra Mate Iklodi, da Hungria. Já na parte final do confronto, quando estava em desvantagem nas punições, Leandro conseguiu um golpe perfeito, alcançando o ippon e se classificando.
No segundo duelo do dia, Leandro Guilheiro teve pela frente Sami Chouchi, da Bélgica.Em confronto igual dos dois atletas, o brasileiro acabou perdendo pelo excesso de punições recebidas.
Na categoria até 73kgs, quem foi mais longe foi Lincoln Neves. O brasileiro estreou no Grand Prix de Budapeste de Judô enfrentando o suíço Nils Stump. Em uma luta rápida, o atleta do Brasil conseguiu a vitória por ippon, ao aplicar um bonito golpe.
Na segunda luta do dia, Lincoln Neves teve como oponente Arthur Margelidon, do Canadá. O brasileiro participou de mais um confronto que acabou rapidamente, mas agora com derrota. Lincoln acabou sofrendo um golpe seguido de imobilização com estrangulamento, dando a vitória para Arthur.
Outro brasileiro na categoria foi Marcelo Contini. O atleta acabou derrotado na estreia para Giovani Esposito, do México. Após um confronto muito equilibrado, Marcelo acabou sofrendo a quarta punição, o que resulta em ippon para o atleta adversário, sendo eliminado do Grand Prix de Budapeste de Judô.