Rafaela Silva brilha no primeiro dia do Grand Prix de Budapeste de judô e conquista o ouro na categoria até 57 kg
No primeiro dia do Grand Prix de Budapeste de judô, na Hungria, o destaque brasileiro ficou por conta da campeã olímpica Rafaela Silva. Nesta sexta-feira (10), a brasileira, que luta na categoria até 57 kg, protagonizou uma verdadeira batalha contra a alemã Theresa Stoll, mas prevaleceu nos segundos finais e conquistou o ouro para o Brasil.
Essa foi o primeiro ouro da brasileira desde a Rio-2016. A campanha de Rafaela em Budapeste foi incrível, com vitórias sobre a japonesa naturalizada canadense Deguchi, sobre a húngara Karakas e a sobre a alemã Stoll, que atualmente é a sexta do mundo.
Rafaela Silva / -57 kg
A judoca brasileira Rafaela Silva estreou direto no segundo round e vencendo sua luta diante da americana Leilani Akiyama por ippon.
No terceiro round, a brasileira venceu a polonesa Julia Kowalczyk também por ippon, garantindo uma vaga nas quartas de final.
Na última disputa da chave D, Rafaela Silva enfrentou a canadense Christa Deguchi nas quartas. Melhor para a brasileira que conseguiu a vitória em cima da adversária que estava invicta a 26 lutas.
Na semifinal, a brasileira enfrentou e venceu a húngara Hedvig Karakas, garantindo uma vaga na decisão pela medalha de ouro da categoria. E na grande final, a brasileira fez uma luta memorável contra Theresa Stoll, da Alemanha.
Os dois primeiros minutos foram de muito estudo, com as duas judocas testando pegadas e posições. Cada judoca recebeu dois shidos. A primeira a pontuar foi Rafaela, que conseguiu um waza-ari. No minuto final, Stoll partiu para cima e conseguiu um ippon. Contudo, após a revisão dos árbitros laterais, o golpe foi mudado para um waza-ari, e a luta ficou empatada.
Com menos de 10 segundos para o fim, Stoll forçou uma entrada, Rafaela revidou, conseguiu jogar a alemã de costas no tatame e ganhou com um segundo waza-ari.
-60 kg masculino
Raphael Miaque era o único brasileiro na categoria e perdeu logo no segundo round para o israelita Alon Rahima por ippon.
-48 kg feminino
Nathalia Brigida começou a competição vencendo a espanhola Laura Abelenda no primeiro round e avançando no chave.
Porém, no segundo round, a brasileira caiu diante da argentina Paula Pareto.
-66 kg masculino
Diego Santos fez sua estreia vencendo o americano Alaa El Idrissi por ippon no primeiro round.
No segundo round, o brasileiro teve pela frente o bielorrusso Dzmitry Minkrou. Santos venceu novamente, dessa vez por apenas 1 a 0.
No terceiro round, o brasileiro foi derrotado pelo irlandês Nathon Burns por ippon.
-57 kg feminino
Kamila Silva estreou com vitória sobre eslovaca Viktoria Majorosova avançando à próxima fase da competição.
No segundo round, a brasileira foi derrotada pela ucraniana Mariia Skora por ippon.