Os jovens talentos do judô brasileiro deram show na Turquia neste domingo, 05 de março, e faturaram nove medalha na Copa Europeia Juvenil de Antalya, sendo três ouros, duas pratas e quatro bronzes. Somados o ouro e quatro bronzes conquistados no primeiro dia da competição, o Brasil ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas com um total de quatro ouros (em 14 possíveis), duas pratas e oito bronzes, 14 medalhas no total. Os medalhistas de hoje foram Luana Santos (57kg), Gabriella Moraes (63kg) e Leonardo Sant’ana (+90kg) que conquistaram ouro; Bruna Bereza (57kg) e Luiza Cruz (+70kg) ficaram com a prata; e bronzes para Guilherme Schmidt (73kg), Milena Silva (70kg), Eduarda Rosa (70kg) e Laislaine Rocha (+70kg).
Foram dez disputas de medalhas e a mais marcante, sem dúvida, foi a do meio-médio, que para a classe juvenil, é para atletas de até 57kg no feminino. A final foi totalmente verde e amarela entre Bruna Bereza e Luana Santos, que venceu a disputa por conta de uma punição para Bruna no golden score. O Segundo ouro do dia veio com Gabriella Moraes (63kg) que conseguiu dois waza-aris e o ippon contra Meryem Khelifi (TUN) na decisão. E o último ouro veio, realmente, na última luta do dia. O peso-pesado Leonardo Sant’ana (+90kg) esteve impecável na competição, vencendo todas as cinco lutas que fez na competição por ippon, incluindo a decisão contra Mahammad Abdullayev (AZE).
Além do ouro e prata no 57kg, as meninas ainda conseguiram mais duas dobradinhas. No meio-pesado (70kg), Milena Silva e Eduarda Rosa venceram, respectivamente, Burcu Aksoy (TUR) e Merve Topoglu (TUR) depois que as adversárias sofreram a terceira punição e garantiram o bronze. No pesado (+70kg), Luiza Cruz chegou à decisão mas acabou com a prata ao ser derrotada por Fatma Laabidi (TUN). E a tunisiana foi mesmo a carrasca das brasileiras já que na semifinal havia vencido Laislaine Rocha. Mas a brasileira não se abateu e buscou o bronze contra Meryem Keklik com um ippon. E a nona medalha veio com Guilherme Schmidt (73kg) que venceu Edi Sherifovski, da Macedônia, por waza-ari.
Matheus Roque (90kg) e Brenda Gonzaga (63kg) também chegaram à disputa por medalhas mas acabaram ficando na quinta colocação ao serem derrotados, respectivamente, por Suleyman Yagubov (AZE) e Mariam Tchanturia (GEO). Ao todo, oito garotos e 10 garotas do Brasil estiveram em ação neste domingo.Confira abaixo as súmulas deste segundo dia, os resultados e o quadro medalhas nos arquivos ao final do texto.
Na competição, a comissão técnica do judô foi formada por Edmilson Guimarães (chefe de delegação), Douglas Potrich (técnico), Danusa Bittencourt (técnica), Marcus Agostinho (assistente técnico), André Fernandes Filho (assistente técnico), André Fujita (fisioterapeuta) e Luana Carvalho (fisioterapeuta).
Confira a lista dos medalhistas deste domingo:
Ouro
Leonardo Sant’ana (+90kg)
Luana Santos (57kg)
Gabriella Moraes (63kg)
Prata
Bruna Bereza (57kg)
Luiza Cruz (+70kg)
Bronze
Guilherme Schmidt (73kg)
Milena Silva (70kg)
Eduarda Rosa (70kg)
Laislaine Rocha (+70kg)
No primeiro dia de competição, Brasil já tinha conquistado cinco medalhas
A novíssima geração do judô brasileiro fez bonito papel na Copa Europeia Juvenil de Antalya, na Turquia, no sábado, levando o Brasil ao pódio cinco vezes. Nicole Franzoi foi o grande destaque ao conquistar o ouro no peso leve Sub 18 (até 52kg). Aristides Júnior (55kg), Willian Lima (60kg), Pedro Medeiros (66kg) e Laura Ferreira (44kg) garantiram mais quatro bronzes para o país.
Nicole precisou vencer quatro lutas para subir no lugar mais alto do pódio. Estreou com vitória por um waza-ari e ippon sobre Beyza Ozturk, da Turquia, repetiu a pontuação contra outra turca, Rabia Seras, e forçou três punições à cazaque Rasuza Nurmakhammetova para chegar à final. Dois waza-aris deram a vitória à brasileira no duelo decisivo contra Meruyert Sarsenova, do Cazaquistão.
O país ainda teve quatro judocas que chegaram à fase repescagem e terminaram em sétimo lugar: Matheus Takaki (55kg), João Silveira (66kg), Hanna Nascimento (44kg) e Natalia Oliveira (48kg).